Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/04/2007 - Olhar Direto Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Japão inventa tecnologia para identificar falsas obras de arte


Um estudioso japonês decretou nesta terça-feira em Tóquio o fim da era das fraudes na arte. O professor Kaori Fukunaga inventou uma tecnologia que utiliza um scanner em ondas eletromagnéticas para examinar pinturas e verificar se são falsas ou não.

O funcionamento do novo aparelho foi explicado ao jornal "Asahi" por Fukunaga, que trabalha no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e de Comunicações da Universidade Tohogu de Sendai, na província de Miyagi.

O aparelho, através da absorção de ondas terahertzianas, consegue determinar em qual período histórico foram aplicados os diferentes materiais que compõem uma pintura, algo que pode não ser identificado pela análise química.

As ondas terahertzianas, também utilizadas para identificar explosivos e entorpecentes, não são radioativas e não causam danos às obras examinadas.

O estudioso começou a desenvolver um "arquivo" de arte que poderá ajudar na identificação de antigas obras de arte de autorias incertas. Fukunaga publicará os resultados das suas pesquisas em uma revista japonesa especializada em engenharia eletrônica.

Ele disse ainda que pretende diminuir o tamanho do aparelho, a fim de dar mais agilidade ao processo, pois há várias obras que não são facilmente transportáveis.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 361 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal