Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/04/2010 - Portal Exame Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ações do Goldman Sachs caem 10% depois de investigação criminal

Por: Gustavo Kahil

Banco é acusado de lesar investidores em uma fraude de até 1 bilhão de dólares.

São Paulo - As ações do Golman Sachs despencam quase 10% na sessão desta sexta-feira (30) na bolsa de Nova York. No ano, a desvalorização dos papéis já alcança 14%. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu hoje uma investigação criminal contra o banco, acusado há duas semanas de ter fraudado uma operação que levou a perda de 1 bilhão de dólares pelos seus clientes.

A investigação criminal está sendo conduzida pela Promotoria do Distrito Sul de Nova York e foi motivada pelo SEC (Securities and Exchange Commissio), órgão que regula o mercado de capitais em Wall Street. Recentemente, a instituição entrou com uma ação civil na justiça contra o banco. O regulador alega que o fundo Paulson & Co criou, em conjunto com o Golfman em 2007, um produto financeiro conhecido como CDO (collateralized debt obligation) que seguia os preços dos imóveis por meio de direitos de recebimentos de dívidas imobiliárias.

A fraude teria ocorrido quando o fundo utilizou meios financeiros que o fizeram ganhar quando os preços das casas começaram a cair, o que levou a uma derrocada no valor do CDO. "O Goldman permitiu, de forma errada, que um cliente que apostava contra o mercado de hipotecas a influenciar fortemente a decisão de escolha de qual ativo incluir no produto, enquanto dizia aos outros investidores que os ativos tinham sido escolhidos uma terceira parte independente", explicou o diretor da SEC, Robert Khuzami, em nota publicada à época.

Além disso, a Standard & Poor's e o Bank of America Merrill Lynch reduziram a recomendação para os papéis da empresa. A S&P alterou a indicação de manter para venda. Já o BofA alterou a indicação de compra para neutra.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 183 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal