Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/04/2010 - Vooz / G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

DVD ajuda criminosos na falsificação de documentos

Por: Fernanda Pádua


Uma espécie de kit para praticar fraudes está sendo usado por criminosos no Rio Grande do Sul e pode prejudicar muitas pessoas honestas.

É um DVD permite que os criminosos falsifiquem centenas de documentos: atestados médicos, certidões de nascimento, diplomas de escolas e universidades.

Há selos de autenticação de cartórios de pelo menos 15 cidades brasileiras, folhas de cheques roubados em imagens de alta qualidade e cartões de programas sociais do Governo Federal.
A reportagem teve acesso ao DVD através de um homem, que diz ter comprado o produto de golpistas em Porto Alegre.

Os arquivos são modelos copiados de documentos originais e os dados podem ser alterados. Extratos bancários e contracheques, por exemplo, podem ser preenchidos com qualquer valor. Depois, é só imprimir. Até a autenticação mecânica de pagamento de contas pode ser adulterada.

A polícia disse que vai abrir um inquérito para investigar quem fez o DVD e como ele está sendo vendido. Já quem teve o nome usado nesses golpes precisa registrar ocorrência na delegacia. O próximo passo é procurar a loja ou banco onde a fraude foi aplicada, para tentar limpar o nome, e avisar cadastros de devedores como SPC e Serasa.

O delegado André Muxirão alerta que as pessoas devem ter atenção com dados pessoais e documentos. “Com as suas contas de água, com as suas contas de telefone, com as suas contas de luz. Esses documentos não podem ser descartados no lixo sem que, pelo menos, as pessoas adotem o cuidado de rasgá-los”, afirmou Muxirão.

A reportagem entregou o DVD para a Polícia Civil.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 461 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: Mauro Rossoni - 08/05/2010 17:04

As informações cadastrais como identidade e cpf estão sendo catalogadas desenfreadamente por condomínios comerciais, sob a ótica de identificarem visitantes às salas comerciais.

Tal fato tem gerado insegurança quanto à armazenagem destas informações, que seguramente, se forem perdidas nas mãos de falsários, haverá aumento significativo de fraudes envolvendo nomes de terceiros, indevidamente.

Não identificam os condomínios que força de lei se baseiam tais exigências em exigirem especificamente as respectivas identidades e cpf´s dos visitantes.

Como é admissível que os condomínios sejam adotados de prévia segurança identificando os que ali circulam, devem eles procurarem caminhos alternativos do uso de fotografias e biometria, evitando, desta forma, a captação desenfreada das cópias de identidades e cpf´s de milhares de cidadãos, diariamente, evitando de se colocarem em risco, o manuseio de todos os cadastros obtidos.

Portanto, todo cuidado é pouco, ao disponibilizar seus documentos pessoais.

MAURO ROSSONI



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal