Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/04/2010 - Diário de Pernambuco Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Novo golpe do cartão de crédito

Por: Raphael Guerra

Fraude. Segundo a polícia, funcionário do setor de televendas repassava os números e os códigos de segurança ao comparsa.

A polícia está em busca dos demais envolvidos em um novo golpe relacionado à fraude de cartões de crédito. O esquema começou a ser desvendado após a prisão de Adriano da Silva Simões, 26 anos. Segundo o Grupo de Operações Especiais (GOE), ele é acusado de usar números e códigos de segurança de cartões para comprar botijões de gás e revendê-los. O prejuízo de apenas uma das vítimas teria chegado a R$ 4 mil. O golpe era aplicado há mais de um ano. Adriano confessou que conseguia os códigos por meio de um comparsa que trabalha no setor de televendas. A polícia já identificou esse segundo acusado. Além disso, três receptadores estão sendo investigados.

Segundo o delegado Cláudio Castro, a prisão de Adriano aconteceu após uma proprietária de um comércio de botijões de gás, localizado na Várzea, no Recife, entrar em contato com o GOE. "Ela informou que uma vítima teria telefonado para questionar uma dívida de R$ 4 mil que teria chegado no extrato do cartão de crédito emnome da empresa. A proprietária relatou que estava desconfiada de uma pessoa que comprava 10, 20, 30 botijões, frequentemente, com cartões de créditos", afirmou Castro.

Na mesma tarde, o suspeito fez um pedido de mais dez botijões, se identificando sempre por Roberto. Ele indicou uma borracharia, no bairro de Dois Irmãos, onde o material deveria ser entregue. A polícia esperou que ele assinasse as duas vias do canhoto do cartão de crédito e fez a abordagem. "Conseguimos várias anotações com números de códigos de segurança dos cartões. Nesse estabelecimento ele confirmou que comprou 80 botijões. Num outro, em Camaragibe, foram mais de 400", disse o delegado. Com o dinheiro arrecadado, Adriano teria comprado carro, moto e até uma lanchonete. Autuado em flagrante por falsidade ideológica e estelionato, foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, onde aguarda decisão da Justiça.

Segurança - Há pouco mais de uma semana, a Polícia Civil desarticulou uma quadrilha responsável por aplicar golpes de clonagem de cerca de 200 cartões magnéticos de crédito e débito, em três lojas do Bompreço da Região Metropolitana do Recife, nos últimos seis meses. Entre os envolvidos, três funcionários da empresa. O esquema, que já levou cinco pessoas à prisão, continua sendo investigado. Ao todo, 20 pessoas faziam parte do grupo.

Os operadores de caixa da rede de supermercados eram responsáveis por trocar as máquinas seguras pela fraudulenta, que capturava os dados dos cartões magnéticos de crédito ou débito dos clientes. As informações eram copiadas por meio de programas de computador em novos cartões, utilizados mais tarde em compras no próprio Bompreço e em outros estabelecimentos. A polícia investiga operações na internet. A máquina fraudulenta capturava dados na sua memória interna.

O delegado Cláudio Castro destacou a fragilidade e falta de segurança nos estabelecimentos comerciais, que anotam os números dos cartões de crédito num papel e não no sistema. "Na entrega dos pedidos, os estabelecimentos precisam pedir o cartão de crédito dos clientes para conferir os dados e a assinatura. Isso evita fraudes". Por ano, são registrados 300 boletins de ocorrência relativos a cartões, na delegacia de defraudação e repressão ao estelionato.

Quem Procurar

Delegacia de prevenção e repressão aos crimes contra o consumidor - 3184-3833
Delegacia de defraudação e repressão ao estelionato - 3184-3384 e 3184-3385
Procon Recife (se for residente no Recife) - 0800-2811311

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 264 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal