Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/04/2010 - O Pioneiro Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Caiu na rede, desconfie

Por: Paulo Germano

Perfis falsos circulam pela internet.

Porto Alegre – Basta uma voltinha pelo Twitter, outro giro em meia dúzia de blogs, para conhecer José Serra (PSDB) de peruca loira, Dilma Rousseff (PT) encarnando o Rambo e José Fogaça (PMDB) caindo de sono. Tudo balela, e nem sempre tem graça.

Às vésperas da campanha eleitoral, um batalhão de militantes irrompe na internet para desqualificar candidatos, e o rumo da boataria já transgride qualquer piada: há quem seja acusado até de crimes. Mais do que agredir a honra dos políticos, a infantaria virtual tenta metralhar a qualquer custo as convicções do eleitorado.

A crescente inclusão digital somou-se ao fenômeno das redes sociais – páginas em que o internauta, antes um mero observador, produz conteúdo. São centenas de milhares de pessoas conectadas a um mesmo canal, um prato cheio para o zunzunzum. Candidatos à eleição de outubro correm contra o tempo para mergulhar na web, mas se defrontam com um tiroteio de ofensas e difamações.

– Nunca as pessoas estiveram tão congregadas para debater um mesmo assunto diariamente. É a primeira vez que uma eleição brasileira conviverá com isso – diz a socióloga Elizabeth Rondelli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

E-mails, por exemplo, relacionam Dilma a crimes praticados pela guerrilha durante a ditadura. Mas uma pesquisa na internet também mostra diferentes sites agredindo Serra, concorrente do PSDB. No YouTube, o abraço de Serra no ex-governador do DF José Roberto Arruda ganhou até conotação romântica.

Em meio ao fogo cruzado, é natural que o eleitor alimente dúvidas sobre o que pode ser levado a sério. Veja o quadro abaixo e confira como não cair em armadilhas.


- Pergunte ao candidato
Pela primeira vez, o eleitor poderá questionar diretamente o candidato. Afinal, se o político possui uma página no Twitter (ou em outras redes sociais), é porque topa conversar. Educadamente, pergunte qual é a versão dele para o boato que o envolve.
- Siga o verdadeiro
Seja no Twitter, no Orkut ou no Facebook, existem dezenas de páginas falsas dos candidatos.Portanto, atenção: os perfis verdadeiros são divulgados nos sites oficiais dos candidatos.
- Ignore e-mails em massa
Só leve em conta as correntes de e-mail se partirem de alguém que você conheça bem.
- Consulte os jornais
Em caso de dúvida sobre o conteúdo de e-mails ou sobre discussões em redes sociais, pesquise em sites de busca – como o Google – se veículos de comunicação já abordaram o tema. Experimente, também, enviar um e-mail a um especialista pedindo uma análise do caso.
- Tecle com os candidatos
Dilma Rousseff (PT)
Site: www.dilmanaweb.com.br
Twitter: @dilmabr
José Serra (PSDB)
Site: www.joserra.com.br
Twitter: @joseserra–
Marina Silva (PV)
Site: www.minhamarina.org.br Twitter: @silva–marina

Momento único
Para Alessandro Barbosa Lima, presidente de uma empresa especializada em redes sociais, não há momento mais propício para tirar dúvidas do que a atual eleição:
– Pela primeira vez, o eleitor poderá manter contato direto com o candidato, que estará representado no Twitter e outras redes sociais. Tem dúvidas? Pergunte a ele.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal