Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/04/2010 - InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe de páginas falsas de bancos na web cresce 61%, aponta pesquisa


SÃO PAULO – O número de notificações de páginas falsas de bancos – golpe conhecido na web como phishing – apresentou um aumento de 61% em relação ao mesmo período de 2009. Na comparação com o trimestre anterior, o acréscimo foi de 9%.

Números do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet), também indicam que houve um aumento de 12% em comparação com o mesmo período de 2009, no que diz respeito a relatos sobre cavalos de tróia, programas utilizados para furtar informações e credenciais.

O órgão ainda constatou um aumento das notificações sobre ataques a servidores web. Houve um aumento de 13% frente ao trimestre anterior e 42% em relação ao mesmo período de 2009.

De acordo com a analista de segurança do CERT.br, Cristine Hoepers, esses ataques possuem diversas intenções: “eles exploram diversas vulnerabilidades em aplicações web e estão sendo utilizados para manter repositórios de ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores web e de scripts para envio de spam ou scam, além de visarem a hospedagem de páginas falsas de instituições financeiras e de cavalos de tróia”, afirma.

Ameaças

Ainda impulsionada pelo forte aumento de 2009, as notificações referentes a spam contabilizaram mais de 10 milhões de janeiro a março deste ano. Em todo o ano de 2009, o CERT.br recebeu 17,2 milhões de notificações dessa categoria, a maior quantidade já registrada.

Já em relação às notificações de atividades relacionadas com a propagação de worms - uma espécie de vírus - foram recebidas quase 6 mil, o que corresponde

a um crescimento de 29% em relação ao trimestre anterior e decréscimo de 81% em relação ao mesmo período de 2009.

Queda

Segundo o CERT.br, o total de notificações de incidentes no primeiro trimestre de 2010 foi superior a 28 mil, representando um decréscimo de 8% em relação ao trimestre anterior e de 87% em relação ao mesmo período de 2009.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 134 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal