Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/04/2010 - Boa Vista Agora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Perito ensina como se prevenir de golpes com cartão de crédito

Por: Silvio Souza


Os golpes aplicados aos usuários de cartões de crédito a cada dia têm se tornado mais comuns e preocupam a população que utiliza o serviço. Para tentar proteger o cidadão e resguardá-lo da prática criminosa, o perito criminal Estefani Pinheiro, do Instituto de Criminalística da Polícia Civil esclarece algumas dúvidas da população e fornece algumas dicas simples de segurança para quem usa o cartão de crédito.

Segundo o perito a fraude mais comum é a clonagem do cartão de crédito feita por meio do aparelho mais conhecido como “chupa-cabra”, dispositivo instalado nas máquinas e caixas eletrônicos que copiam os dados do cliente na hora da compra.

Explicou que essas máquinas são adulteradas e, instalada uma memória interna que armazena os dados pessoais dos clientes como nome, número da conta, agência e data de nascimento.

Informou que o mais preocupante é que esses aparelhos adulterados são vendidos livremente na internet ou montados como peças simples para captura de dados, comprados em qualquer loja de informática, e instalada por técnicos com conhecimentos básicos de informática. Entretanto, destacou que essas condutas configuram em crime.

Ele apresentou um dos modelos de “chupa-cabra”, apreendido pela Polícia e que era utilizado em caixas eletrônicos de Boa Vista por uma quadrilha do Maranhão, presa no ano passado.

“Para instalar o chupa-cabra os bandidos usaram uma memória de computador e uma câmera de aparelho celular. O chupa-cabra registrava os dados e câmera filmava a senha do cliente”, explicou.

Assegura que esse foi o único caso com uso do chupa-cabra na clonagem de cartão de crédito registrado na cidade. No entanto, afirmou que outros golpes envolvendo cartões de crédito estão sob investigação da Polícia como o caso do estudante, Haethyomar da Conceição Souza, preso na semana passada por uso indevido de informações pessoais e de posse de cartões de crédito de terceiros.

“O estudante conseguia ter acesso às informações pessoais dos clientes e solicitava da administradora novos cartões de crédito e realizava compras na cidade em nome de outras pessoas”, contou.

Proteção

O perito tranquiliza a população que apesar da audácia dos bandidos, os usuários de cartão podem se proteger das fraudes e continuar utilizando seus cartões no dia a dia. Para isso basta tomarem algumas medidas básicas de segurança, sobretudo com a senha pessoal.

“Os chupa cabra não registram as senhas dos clientes. Por isso, mesmo clonado, o cartão só pode ser usado com a senha e o cuidado é imprescindível”, afirma, ao ressaltar que até os cartões que usam chips não estão imunes a fraudes, como muitos acreditam.

Caixa Eletrônico

Para quem usa caixas eletrônicos, além do cuidado com a senha, a dica do perito é observar as condições do equipamento. Se por acaso o cliente perceber qualquer indício de adulteração como rachaduras, furos na carenagem do aparelho, o monitor fora do lugar ou fios soltos, desconfie. Outro indício apontado é caso a transação apresente erros seguidos, que também pode indicar fraude.

Para esses casos recomenda que o cliente comunique, imediatamente, ao gerente do banco para se resguardar e nunca pedir ajuda de terceiros, apenas pessoas credenciadas pelos bancos. Se o cliente não estiver no banco deve chamar ainda a Polícia Civil pelo telefone 197 ou Polícia Militar pelo número 190 ou ligue para o disque-Denúncia 0800.95.1000.

Compras

Já para efetuar compras, a orientação também é observar a máquina de cartão e caso perceba qualquer suspeita como rachaduras e furos solicitar uma nova máquina.

Entretanto a principal dica é nunca dar o seu cartão de crédito ao vendedor e perdê-lo de vista. “O cliente deve estar atento e visualizar toda a transação, e principalmente ter o cuidado na hora de digitar a senha protegendo o teclado do campo de visão de terceiros. Assim agindo, impedirá que possam usar a memória visual para registrar sua senha”, ensina.

Internet

Para quem utiliza o cartão de crédito para compras na internet a recomendação é optar pela compra em sites seguros e confiáveis e que são reconhecidos no mercado. Lembra ainda que bancos e instituições públicas não enviam e-mails para clientes, sendo essa uma estratégia usada por bandidos para obter informações dos clientes. “Nunca abra ou responda esse tipo de email”, frisou.

No caso de dúvidas na hora de acessar sites de bancos, para ter certeza de que o site aberto é confiável, pode digitar a senha errada. Se não for a página correta vai ser fácil identificar a fraude. E se for o endereço certo, vai recusar a abertura e pedir que a senha seja redigitada.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 256 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal