Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/04/2010 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Apanhado com 480 mil dólares falsos

Por: Tânia Laranjo

Judiciária: Preso no Bombarral com o dinheiro numa mala.

Tinha quase meio milhão em dólares falsos. Um ex-treinador de futebol de divisões inferiores, morador no Bombarral e actualmente na reforma, foi ontem apanhado pelos investigadores da Polícia Judiciária do Porto quando guardava dentro de uma mala 480 mil dólares falsos, em notas. O suspeito, 65 anos, não reagiu à abordagem policial, e hoje deverá ser ouvido em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Só nessa altura conhecerá as medidas de coacção que lhe serão aplicadas pelo juiz.

A investigação da Polícia Judiciária já decorria há alguns meses. O suspeito, com cadastro por burlas, foi apanhado no Bombarral, onde morava. Estava na rua e na mala que carregava encontravam-se as 48000 notas de cem dólares. A contrafacção do dinheiro era de elevada qualidade técnica e tudo indica que o homem pretendia vender as notas na zona Norte do País. Depois poderiam ser transaccionadas para qualquer país, embora o destino, neste tipo de casos, sejam o Leste da Europa ou países africanos de língua portuguesa. O dinheiro é normalmente utilizado para elevadas aquisições, como viaturas de gama alta.

As autoridades estão agora a desenvolver diligência no sentido de capturar os alegados cúmplices do ex-treinador de futebol. A Polícia Judiciária acredita que o dinheiro é fabricado em Portugal e estão também a ser feitos exames para perceber se já foram apreendidas outras notas do mesmo lote de dinheiro agora encontrado.

Ainda segundo o CM apurou, os 480 mil dólares falsos – que representam cerca de 356 mil euros à conversão actual – poderiam ser vendidos por um montante elevado. O preço da moeda falsa varia, dependendo quer da qualidade quer do objectivo a que se destina.

Esta apreensão é a primeira, em 2010, feita pelos investigadores da Judiciária do Porto, depois de no ano passado ter apreendido milhares de dólares contrafeitos. Paralelamente, a apreensão de euros falsificados tem vindo a diminuir.

PORMENORES

SEGURANÇA

A introdução do euro – difícil de falsificar – fez disparar a contrafacção de dólares. Em Portugal têm sido detectadas várias fábricas dedicadas à falsificação destas notas.

700 MIL

Em Setembro, a PJ do Porto apreendeu 700 mil dólares falsos no Montijo. Tratava-se de um empresário, um segurança e um ex-bancário.

TRÊS MILHÕES

A maior apreensão de dólares falsos em 2009 foi feita em Alfragide, Amadora. Um português e um brasileiro foram apanhados no estacionamento de um hipermercado com três milhões de dólares.

RENOVAÇÃO

A Reserva Federal americana lançouontem uma nova nota de cem dólares para dificultar as falsificações. As novas características incluem uma faixa de segurança em 3D e imagens que mudamde forma.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 362 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal