Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/04/2010 - Decision Report Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsa fundação antipirataria aplica golpe na web


A F-Secure descobriu em circulação uma falsa Fundação Antipirataria, "ICPP Foundation", que usa um Trojan para extorquir os usuários, forçando-os a pagar uma multa por violação de direitos autorais.

A vítima é informada que um scanner da Fundação encontrou downloads ilegais no sistema. Se o internauta não pagar US$400 (via transação de cartão de crédito), ele terá problemas com as autoridades. As mensagens surgirão mesmo se o sistema não possuir qualquer material ilegal e continuarão a aparecer a cada vez que o usuário reiniciar o seu computador.

O grupo por trás disto chegou a criar um website de aparência “oficial” em icpp-online.com. O domínio está registrado em nome de Mr. Shoen Overns. O mesmo endereço de e-mail (ovenersbox@yahoo.com) utilizado já foi visto anteriormente em vários outros domínios conectados aos scams Zeus e Koobface.

Se o usuário clicar nos Relatórios exibidos pela aplicação, ele será redirecionado para outras páginas da Internet. Segundo os laboratórios da F-Secure, estas páginas estão hospedadas em uma rede da Somália altamente protegida (EBUNKER-NET).

Obviamente, não há qualquer sistema de pagamento de cartão de crédito conectado ao site. Ele é apenas usado para coletar informações de cartões de créditos.

A F-Secure recomenda que o usuário não faça o pagamento e use um programa antivírus capaz de detectar e remover o Trojan. O antivírus da empresa detectou esta ameaça como Rogue:W32/DotTorrent.A.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 204 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal