Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/04/2010 - IDG Now! / Computerworld Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe do vale-presente no Facebook atrai 40 mil usuários em um só dia

Por: Robert McMillan


Com a promessa de cupons de compra de US$ 1 mil, comerciantes inescrupulosos atraem internautas para induzi-los a fornecer dados pessoais.

Uma página criada como armadilha no Facebook - e que oferecia cupons de compra de mil dólares na loja Ikea - enganou cerca de 40 mil usuários nesta sexta-feira (9/4).

Este é o caso mais recente de uma nova e nociva tendência nas redes sociais: golpistas - geralmente comerciantes sem escrúpulos que tentam atrair visitantes a seus sites - têm inundado o Facebook com esses falsos vales-presente nos últimos meses.

Em março, um golpe semelhante que prometia vales de mil dólares da Ikea atraiu mais de 70 mil vítimas, e na semana passada outro golpe no Facebook oferecia certificados da loja Whole Foods, no valor de 500 dólares.

O golpe desta sexta-feira já tinha enganado mais de 37 mil usuários pela manhã, oferecendo a eles um vale de mil dólares em troca de promover a Ikea entre seus amigos. A página chegou a ganhar novos fãs a um ritmo de 5 mil por hora. A promoção, segundo a página, só duraria um dia.

Convite aos amigos

Para participar, os usuários deveriam se tornar fãs da página falsa da Ikea, hospedada no Facebook, e depois convidar todos os seus amigos para tornarem-se fãs. Eles eram então redirecionados para uma página de marketing de responsabilidade de GiftDepotDirect.com, que pedia informações pessoais.

Depois desse passo, a vítima era solicitada a contratar duas ofertas de marketing online, de empresas legítimas como Netflix e CreditReport.com, para obter o vale-presente.

Os vales prometidos por esses golpes nunca apareceram, explicou Audri Lanford, cofundador do site Scambusters, numa entrevista concedida antes deste último golpe. Na verdade, as vítimas podem ter seus dados usados em roubos de identidade, ou ter seus computadores invadidos.

Esta semana o porta-voz do Facebook Simon Axten disse que os vales-presente falsos são um problema menor no Facebook, mas ele não pôde dizer quantas pessoas se tornaram fãs dessas páginas falsas.

Nem o Facebook, nem a Ikea puderam ser encontrados para comentários.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 201 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal