Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS



Promoção BLACK WEEK. Até o dia 02/12 valor promocional para o Treinamento sobre Fraudes Crédito e Comércio ! CLIQUE AQUI.


Acompanhe nosso Twitter

09/04/2010 - Expresso MT Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Comerciante recebe nota de R$ 50 falsa em Lucas

Por: Fernanda Loydi

Vítima só percebeu o golpe após os ‘clientes’ terem ido embora e imediatamente procurou a polícia para registrar queixa. Comerciantes devem estar atentos.

Já era madrugada de ontem (7) quando um comerciante, após perceber que havia recebido uma nota falsa procurou a polícia para registrar a ocorrência.

Segundo ele, que tem uma barraca de lanches e cachorro quente na avenida Mato Grosso, a nota foi entregue por dois menores que consumiram seus produtos.

O fato serve como alerta a outros comerciantes da cidade, pois mais notas falsas devem estar circulando pela cidade. O recebedor deve ficar atento e caso suspeite de falsificação não deve se sentir constrangido em se recusar a receber. No caso de acabar pegando a nota deve procurar a polícia imediatamente.

Como reconhecer uma nota falsa

Como na maioria das notas falsificadas o processo é feito de maneira grosseira com um pouco mais de atenção é possível identificá-la. Segundo o perito criminal federal Flávio Leite, da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, as legítimas possuem características marcantes, dificilmente copiadas, principalmente pelo tipo de impressão e valor.

O perito explica que os falsários dificilmente conseguem copiar algumas das características da cédula original. “Normalmente eles falsificam a partir de uma impressora jato de tinta comum, enquanto que a nota fabricada pela Casa da Moeda usa a impressão calcográfica especial, muito cara para ser usada por criminosos”.

A primeira medida preventiva é sentir a espessura do papel, visto que nas falsas o papel é de qualidade inferior. Na originais as partes pintadas escuras e sombras do rosto da cédula possuem ranhuras perceptíveis com o passar da unha, possuem marcas d'água, fio de segurança e a sigla BC (Banco Central) no quadro escuro do canto esquerdo, invisível, percebida somente quando se coloca a nota horizontalmente contra a luz, na altura dos olhos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 196 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal