Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/04/2010 - G1 / AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bancos multilaterais assinam acordo de luta contra a fraude e corrupção


O Banco Mundial e os Bancos de Desenvolvimento para a América Latina, África, Ásia e Europa do Leste anunciaram nesta sexta-feira um acordo para reconhecer mutuamente as sanções contra empresas e pessoas envolvidas em fraudes e irregularidades para com qualquer dessas entidades.

Os bancos trocarão informações a respeito dos casos em questão que excedam um ano de duração, segundo o comunicado conjunto.

O acordo foi assinado pelo Banco Mundial (BM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Asiático de Desenvolvimento e o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento.

"As empresas e pessoas desabilitadas por um banco são inelegíveis para participar em atividades financiadas pela instituição", explica o texto.

"Este acordo dos bancos de desenvolvimento de reconhecer mutuamente esse problema envia uma clara mensagem contra a corrupção: quem rouba ou engana um será castigado por todos", afirmou o presidente do BM, Robert B. Zoellick, citado no texto conjunto.

"As regras se tornaram mais rígidas. Este acordo também reafirma aos governos de nossos países membros que o financiamento para o desenvolvimento, escasso como é, chega onde deve chegar", acrescentou.

Os bancos seguirão contando com suas próprias estratégias independentes de supervisão e sanção, mas este acordo aprofundará a cooperação.

"As sanções conjuntas, combinadas com maior intercâmbio de informação e coordenação de investigações, facilitará que instituições prenivam, detectem e desistimulem atos de corrupção com uma maior eficácia", declarou o presidente do BID, Luis Alberto Moreno.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 312 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal