Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/04/2010 - TSF Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pirata cria programa para navegar pelo Google sob anonimato


Um hacker que assina Moxie Marlinspike criou um programa informático para que os cibernautas possam registar buscas no Google sem que este consiga recolher quaisquer dados sobre o utilizador, revela a edição digital do El País.

Em contacto por e-mail com o diário espanhol, Moxie Marlinspike assegurou que o programa, disponível desde Janeiro no site GoogleSharing (www.googlesharing.net), já foi descarregado por 30 mil cibernautas.

O programa pode ser descarregado e instalado no navegador Firefox, fazendo com que, quando o utilizador se dirige ao motor de busca Google, seja desviado para o proxy da GoogleSharing, onde os seus dados são misturados com os de outros cibernautas, impedindo a criação de um perfil.

O programa, que para um maior despiste também introduz informação sobre falsas buscas, consegue, no entanto, apresentar ao cibernauta as respostas do Google à pesquisa efectuada.

De acordo com Moxie Marlinspike, o GoogleSharing apenas actua nos serviços da Google que não exigem uma identificação do usuário, pelo que não funciona no Gmail, por exemplo.

O hacker assegura ainda que o tráfego entre o GoogleSharing e o utilizador é encriptado, de modo a que o programa que criou não consiga fazer aquilo que tenta evitar ao Google: a recolha de dados.

Como o código do programa é aberto, pode ser escrutinado pelos cibernautas, bem como utilizado para criar outras ferramentas.

Este programa não é o único dedicado a assegurar o anonimato dos cibernautas, mas tem a particularidade de se centrar no Google, o que lhe permite trabalhar com mais velocidade.

Para navegar anonimamente em qualquer página da rede, o próprio Moxie Marlinspike recomenda o programa Tor.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 176 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal