Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/03/2010 - Portal Correio Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpistas cobram taxas irregulares de proprietários rurais na PB


A Superintendência do Incra na Paraíba alerta aos proprietários rurais e posseiros que não cobra, nem autoriza ninguém a estipular nenhum tipo de taxa pelo serviço de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural pela Internet (CCIR).

O superintendente regional, Marcos Faro, destaca que o serviço foi implantado no dia 14 de dezembro de 2009, no site do Incra (www.incra.gov.br) para que todos tenham acesso gratuito.

A recomendação do Incra é que o cidadão que não tiver acesso à internet deve se dirigir à Unidade de Cadastramento Rural Municipal de sua cidade. Se preferir, pode procurar a Sala da Cidadania da Superintendência, em João Pessoa.

A superintendência do Incra recebeu a denúncia de que, no interior da Paraíba, estão cobrando até R$ 80,00 para emissão do certificado. “Isso é uma exploração. A emissão é de graça. E mesmo que alguém cobre pelo uso da internet, o valor jamais chegaria a essa quantia”, alerta o superintendente, Marcos Faro.

A única taxa que existe, já tem o valor no documento e é referente à manutenção de dados cadastrais. Deve ser paga nas agências ou terminais de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal. Marcos Faro anunciou que se alguém estiver aplicando os golpes em nome do Incra, as pessoas lesadas devem formalizar a denúncia na superintendência, para que as providências sejam tomadas junto a justiça federal.

Antes, o CCIR era emitido apenas nas superintendências do Incra e nos municípios conveniados, nas Unidades Municipais de Cadastro. Mas, com a modernização implantada pelo Incra, o CCIR pode ser obtido pela Internet em qualquer parte do país, como forma de democratização da acessibilidade e para facilitar a vida dos proprietários rurais e posseiros.

Marcos Faro lembra que o CCIR é indispensável para a realização de qualquer transação imobiliária e é exigido até para tomada de empréstimos em bancos.

Para emitir o CCIR, basta acessar o site do Incra www.incra.gov.br e acionar o botão “Emissão do CCIR via web 2006/2007/2008/2009”. Será aberta uma tela, automaticamente, onde deverão ser digitados os dados pessoais e de identificação do imóvel rural. Depois disso e só seguir os próximos passos para obter o documento.

Para obter esse serviço via on-line é necessário ter visualizador de PDF, navegador Internet Explorer 6.0, ou superior, e impressora. O certificado pode ser impresso em papel comum.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 229 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal