Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/03/2010 - Zero Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Esquema de falsificação envolve brasileiros


De olho em um passaporte que abre as portas de quase todos os países do mundo, brasileiros estariam pagando até R$ 24 mil a uma gangue para conseguir a cidadania italiana com documentos falsificados.

De acordo com reportagem do jornal Corriere della Sera, há uma rede internacional, com sede em Brasília, especializada na produção desses documentos e atuando por meio de agências italianas que facilitam a obtenção do passaporte europeu. A denúncia está sendo investigada pelo Ministério das Relações Exteriores italiano e pela prefeitura da cidade de Cairo Montenotte, no norte do país – onde fica uma das supostas agências envolvidas.

Os falsificadores se beneficiam de uma lei de 2002, segundo a qual descendentes de italianos, com a documentação necessária, podem pedir o passaporte diretamente na Itália. A medida dá uma alternativa a descendentes que precisam esperar até 20 anos para obter a cidadania por meio dos consulados italianos no Brasil.

O esquema possibilitaria até que pessoas sem nenhum parentesco na Itália conseguissem o benefício. Nestes casos, seriam forjadas árvores genealógicas inteiras para provar que a pessoa é descendente. Para isso, são utilizadas certidões autênticas de italianos que emigraram para o Brasil no final do século 19 e no início do século 20, apresentando essas pessoas como avós dos brasileiros. Algumas dessas certidões, inclusive, seriam reaproveitadas de outros clientes – estes, legais.

Os criminosos também conseguiriam o passaporte da União Europeia para cidadãos de países que, dificilmente, teriam permissão para entrar nos Estados Unidos, por exemplo. Assim, as agências transformam pessoas oriundas do Oriente Médio em brasileiras com ascendência italiana para, depois, requerer a cidadania europeia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 316 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal