Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS



Promoção BLACK WEEK. Até o dia 02/12 valor promocional para o Treinamento sobre Fraudes Crédito e Comércio ! CLIQUE AQUI.


Acompanhe nosso Twitter

22/03/2010 - AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pesquisadores australianos criam teste de datação para vinhos


WASHINGTON (AFP) - Pesquisadores australianos criaram um teste para determinar a idade dos vinhos graças ao carbono-14, que permite definir com exatidão o ano de engarrafagem, o que evitará fraudes no envelhecimento da bebida.

O teste, inventado pela Universidade de Adelaide, usa a diferença entre o carbono-12 e o carbono-14, dois isótopos presentes no gás carbônico absorvido por frutas como a uva. O carbono-12 é estável enquanto o carbono-14 é radioativo e sua quantidade varia dependendo dos anos.

A equipe mediu os níveis de carbono-14 no açúcar fermentado de 20 vinhos australianos de 1958 a 1997. Depois comparou os resultados com as mostras radioativas da atmosfera e conseguiu determinar o ano exato de cada vinho.

Estabelecer a idade do vinho com o mesmo rigor que a de um fóssil é um caminho para evitar fraudes no envelhecimento dos vinhos caros, que representam em torno de 5% do mercado.

Mas, por enquanto, o teste é difícil e caro, porque requer um aparelho sofisticado: um espectrômetro de massas com acelerador.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 245 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal