Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/03/2010 - Prensa Latina Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Revelam vínculo de governador chileno com lavagem de dinheiro


Santiago de Chile, 19 mar (Prensa Latina) O diário O Balcão revelou hoje que o governador da província chilena do Bío Bío, José Miguel Steigmeier, ou tem um historial unido a uma operação de lavagem de dinheiro em um paraíso fiscal das Caraíbas.

Segundo a publicação, essa manobra permitiu-lhe ao líder da Colônia Dignidade, o ex soldado nazista alemão Paul Schafer, escapar da justiça e esconder por vários anos na Argentina, onde foi detido em 2005.

O diário assinala que Steigmeier, designado para seu cargo pelo presidente, Sebastián Piñera, colaborou ativamente em um blanqueo de capitais através da compra de terrenos e sua participação nas sociedades criadas pelo enclave alemão a princípios da decada de 1990.

Sublinha que o vínculo de Steigmeier está provado em vários processos judiciais sobre a ex Villa Baviera, mas sobretudo em uma declaração do doutor Hatmutt Hopp ao ministro do Corte de Apelações de Santiago, Jorge Zepeda. Hopp foi um dos membros do citado círculo.

A investigação do rotativo refere que o dinheiro empregado por Schafer para viver clandestino na Argentina foi triangulado por vários bancos, entre eles o Chemical Bank, o mesmo que usou o ex ditador Augusto Pinochet para esconder o dinheiro que guardava no Banco Riggs dos Estados Unidos.

Segundo o próprio jornal, o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, assegurou esta manhã que o governo está preocupado pela situação. Alegou que "não tinha estes antecedentes" e deu como possível que "os filtros em ocasiões não o façam bem".

Em tanto, a bancada da Democracia Cristã entregou na Moeda uma carta dirigida a Piñera para pedir-lhe a revocación imediata da decisão de manter a Steigmeier no posto.

Ao anunciar o cargo de governador de Steigmeier, o próprio ministro do Interior e a vocera de governo Ena von Baer, disseram que sua eleição e a do resto das autoridades foi "um processo extraordinariamente exigente e acucioso .

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 283 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: Thiago Genda - 22/03/2010 07:27

A matéria é muito interessante, porém a qualidade da tradução dificulta um pouco a interpretação.



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal