Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/04/2007 - Jornal da Cidade de Bauru Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia alerta para ação de golpistas


Quase todos os dias, policiais de Bauru são acionados por vítimas de golpistas ou pessoas que escapam de golpes na cidade. No início da semana, o 3º Distrito Policial registrou boletim de ocorrência de uma pessoa - que preferiu não ser identificada -, vítima de golpistas na região.

Os estelionatários informaram à vítima que ela tinha um crédito a receber, mas para dar andamento no processo, deveria dar um percentual do valor informado. A vítima chegou a entregar aos criminosos um cheque, cujo valor não foi informado pela polícia, mas ao perceber o golpe, sustou o pagamento.

O caso foi encaminhado para investigação conjunta com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG). O titular da DIG, Abel Cortez, orienta os bauruenses para que não acreditem em ofertas de dinheiro fácil. “Não acreditem em milagres. A orientação é tomar muito cuidado e chamar a polícia. Não se iludam”, aconselha, mesmo que a pessoa cite outras do círculo de amigos da vítima. Na dúvida, vale checar. “Um telefonema pode evitar facilmente uma tentativa de golpe.”

No Monitor das Fraudes (www.fraudes.org.br), os especialistas dividem os golpes em dois grandes grupos, nos quais é reunida a maioria dos crimes praticados. Os do grupo “pagamamento adiantado” são aqueles em que os criminosos utilizam alguma desculpa para pedir um tipo de sinal ou adiantamento - por exemplo, custas de documentos e de advogados - para conseguir em favor da vítima um suposto benefício muito maior. O objetivo é ficar com o valor entregue e deixar a vítima na mão.

O outro grupo, “desaparecimento do capital”, reúne golpes mais sofisticados, no qual o fraudador toma posse de um valor da vítima através da promessa de conseguir uma vantagem relevante. Para isso, empregam conhecimento de mercado, criação de empresas e personagens e até representação teatral.

Mas boa parte dos golpes aplicados em Bauru visa aposentados. Em sua página na Internet, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicita aos aposentados, pensionistas e outros beneficiários para que fiquem atentos e não confiem em pessoas que se oferecem para ajudar.

Os segurados devem desconfiar de pessoas que se apresentam como servidores do INSS e prometem serviços, como agilização de processos, aumento de valores de benefícios, liberação de valores atrasados ou de revisões, entre outros. O INSS alerta que estelionatários sempre se utilizam desses métodos para aplicar golpes. Caso isso aconteça, o beneficiário deve comunicar o fato imediatamente à polícia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 409 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal