Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/03/2010 - Adrenaline Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cibercriminosos infectam buscas sobre o Oscar 2010


Atacar resultados de pesquisas na internet direcionando-os para links maliciosos está se tornando uma atividade cada vez mais comum.

Após cibercriminosos explorarem o terremoto no Chile e o acidente no Seaworld, agora, os novos alvos são as buscas pelos vencedores do Oscar 2010. Apenas um dia após a premiação, os pesquisadores de ameaças da Trend Micro, multinacional especializada em segurança para a internet, já conseguiram encontrar variantes do falso antivírus FAKEAV nas páginas de pesquisa.

Ao utilizar os termos de pesquisa “vencedores do Oscar 2010 ao vivo”, quase 80% dos resultados só na primeira página levaram ao download de um FAKEAV binário detectado pela Trend Micro como TROJ_FAKEAV.ZZH. Isso é possível graças à técnica blackhat de otimização de mecanismo de busca (SEO, na sigla em inglês), que redireciona resultados de sites de busca para links infectados.

A companhia observou que a variante detectada se conecta a um website remoto para enviar e receber informações. Ela também pode fazer o download de outros malwares, inclusive o Mal_Xed-22 e o TROJ_VUNDO.SMAT.

Conforme a Trend Micro, com a constante proliferação de ataques blackhat SEO que direcionam ao FAKEAV, fica evidente que os criminosos virtuais pretendem continuar explorando importantes temas de pesquisas na Web.

Uma pesquisa divulgada pela McAfee nesta semana confirma o crescimento desse tipo de ataque, mostrando que, no último ano, os incidentes com falsos antivírus cresceram 400%.

Além de cautela na hora de clicar nos links mostrados pelos mecanismos de busca, outros cuidados podem ser tomados para evitar infecções, como o uso do Trend Micro Smart Protection Network. O recurso protege os usuários ao bloquear, por meio do serviço de reputação web, o acesso aos sites maliciosos envolvidos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 184 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal