Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/03/2010 - HNews Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Como se proteger das fraudes que circulam na internet?

Por: Ricardo Silva


Esta é uma pergunta que muitas pessoas me fazem, mas depois acabam ficando chateadas comigo quando respondo que basta ter um pouquinho de bom senso para não arrumar problemas. Só que é a mais pura verdade. A esmagadora maioria das fraudes e golpes que circulam na internet só consegue algum sucesso graças à total falta de bom senso do usuário.

Eu conheço muitas empresas, mas muitas empresas mesmo, que não tem uma solução de anti-vírus corporativa protegendo sua rede. Normalmente o pessoal instala alguma versão gratuita de anti-vírus e acredita que isso basta para eliminar todo e qualquer risco. Essa atitude equivale a você guardar todo o dinheiro que sua empresa fatura numa sacola embaixo da mesa da secretária e ir viajar tranqüilo para curtir as férias.

Em primeiro lugar estas versões gratuitas de anti-vírus não são liberadas para uso comercial, o que já torna o uso dela em empresas algo ilegal. Além disso, elas são feitas para proteger somente o básico em máquinas pessoais, não pra proteger uma rede de empresas, com dados críticos do negócio circulando o dia inteiro e uma conexão de internet compartilhada!

Então, empresário, anote logo a primeira dica: Contrate uma empresa especializada em redes e exija a instalação de uma solução de anti-vírus corporativa. Considere os valores como investimentos em segurança e durma tranqüilo. Acredite, vale cada centavo e nem é tão caro assim. Só quem nunca passou apuros com os dados da sua empresa ousa pensar o contrário.

Outra coisa que ajuda demais na segurança das suas informações é saber diferenciar um email falso, uma farsa, de algo verídico, um fato. Essa parte é extremamente mais complexa, pois a cada dia que passa os golpistas estão mais e mais sofisticados e reconhecer um golpe é praticamente impossível para o usuário comum, destreinado pra esse tipo de coisa.

A dica geral é não clicar em nenhum link que chegue por email e nem abrir arquivo algum que venha anexado às mensagens de correio eletrônico. Se você recebeu um documento importante de alguém conhecido, confirme com a pessoa se ela realmente enviou aquele arquivo pra você ANTES de salvá-lo em seu computador ou tentar abrir. É justamente no momento da abertura dos arquivos que os vírus costumar se instalar em seu computador e uma vez lá, fica quase impossível removê-lo.

A última dica que posso passar a você é que se mantenha muito bem informado. Existe muito mais gente tentando se proteger ou se livrar dessas pragas virtuais do que “hackers” tentando aplicar um golpe. Por isso, se você acompanhar as notícias sobre segurança virtual, provavelmente ficará sabendo dos golpes antes mesmo que eles cheguem até você. Aí, quando pintar aquela mensagem estranha na sua caixa de entrada, você já estará alerta!

Existem milhares de blogs e sites especializados em segurança, mas existe um especial que eu gosto muito, o E-Farsas. Esse portal traz informações sobre praticamente todas as lorotas que circulam pela web, inclusive aquelas histórias que parecem ser mentiras, mas são verdadeiras. Acompanhe de perto tudo o que o E-Farsas publicar e você dificilmente cairá novamente nas garras de algum espertinho desses.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 152 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal