Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/03/2010 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bandidos aplicam novo golpe para copiar dados de cartões

Por: Ludmila Curi


RIO - A polícia descobriu um novo golpe que bandidos têm aplicado para copiar dados de cartões nos caixas eletrônicos. Antes mesmo de o cliente digitar qualquer número, as quadrilhas conseguem descobrir todos os dados da conta, inclusive a senha. Assim que o usuário insere o cartão no leitor do caixa eletrônico, o bando consegue ter acesso às informações.

As câmeras do circuito interno de vídeo de um banco, no Recreio, na Zona Oeste do Rio, filmaram três bandidos realizando a operação, que dura apenas dois minutos e meio. Eles agem com um computador portátil, um telefone celular e um monitor.

Um dos bandidos abre a tampa de um caixa eletrônico, substitui o monitor e instala os aparelhos. As informações são enviadas pelo celular para integrantes da quadrilha, em qualquer parte do país.

O delegado Roberto Gomes Nunes, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), afirmou que o caso do Recreio é inédito nos registros da polícia.

- É a primeira vez aqui no Rio que a nossa delegacia consegue identificar um crime dessa natureza, com esse tipo de equipamento. Acredito que seja uma modalidade nova - disse.

Segundo Nunes, o crime aconteceu provavelmente na madrugada do fim de semana e foi descoberto na última segunda-feira. Ele afirmou ainda que o novo método deve ter sido desenvolvido por alguém que conhece minimamente o funcionamento dos sistemas dos bancos. No esquema antigo, a busca de dados era feita pelos golpistas por meio de um aparato chamado "chupa cabra" e era necessário uma pessoa ou uma câmera para flagrar a digitação da senha.

- O golpista também precisava, depois, tirar o equipamento do banco para levantar os dados. Agora, eles acoplaram o notebook a um celular, que envia para qualquer pessoa conectada uma mensagem sms com os dados do cartão que foi colocado no caixa eletrônico - explica o delegado.

Ele disse ainda que, no novo golpe, o caixa eletrônico nem registra o acesso do correntista. Para não cair na cilada, os consumidores devem observar bem o monitor antes de inserir o cartão. Se a imagem na tela estiver congelada, se o caixa tiver aparência diferente dos demais da agência ou se for o único em funcionamento, não se deve colocar o cartão na máquina. A polícia orienta ainda a população a dar preferência aos caixas eletrônicos internos da agências e instalados em locais de grande movimento.

- Golpes como esse acontecem 99% das vezes nos caixas externos das agências e nos fins de semana - diz Nunes.

Caso o cliente não consiga fazer a operação desejada no caixa eletrônico, a dica é acionar o banco o mais rápido possível, para garantir o ressarcimento. A DRF pede ainda que as pessoas que sofrerem o golpe registrem o fato nas delegacias, para ajudar as investigações. A polícia busca agora os dois homens que agiram na agência do Recreio e foram registrados pelas câmeras do banco.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 226 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal