Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/03/2010 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Quadrilha cria novo golpe para clonar cartões em caixas eletrônicos

Equipamento era instalado em menos de três minutos. Sistema permite descobrir todos os dados de uma conta, inclusive senha.

A Polícia Civil investiga uma quadrilha especializada em um novo golpe em bancos 24 horas. Segundo os agentes, os criminosos criaram um equipamento sofisticado que é capaz de roubar os dados bancários de quem tenta tirar dinheiro no caixa eletrônico. O aparelho era instalado em menos de três minutos.

O golpe foi descoberto nesta quinta-feira (4), após investigações. A quadrilha utiliza um computador portátil, um telefone celular e um monitor para a instalação do equipamento. Juntos, eles podem zerar a conta bancária de qualquer pessoa. Os investigadores nunca tinham apreendido um sistema assim.

O sistema permite aos criminosos descobrir todos os dados de uma conta, inclusive a senha, sem que o cliente digite um número sequer. De acordo com a polícia, basta inserir o cartão no leitor do caixa eletrônico e, pronto, a quadrilha consegue fazer um clone do cartão.

Imagens mostram ação de quadrilha

O circuito interno de segurança de um banco no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, gravou a ação dos criminosos. Segundo os agentes, as imagens mostram um suspeito abrindo a tampa de um caixa eletrônico. Com facilidade, ele substitui o monitor e instala os aparelhos. Ao lado, aparece um comparsa.

Os dois gastam dois minutos e meio para montar o sistema que permite a fraude. Eles agiram de cara limpa, segundo a polícia, porque não precisavam voltar ao local para recuperar os dados furtados dos correntistas. As informações são enviadas pelo celular para integrantes da quadrilha, que podem estar em qualquer parte do país.

O delegado Roberto Nunes, responsável pelo caso, alerta que é preciso observar atentamente o monitor antes de inserir o cartão, e desistir da operação se a imagem na tela estiver congelada. Segundo ele, a melhor hora para usar o caixa eletrônico é em horário comercial.

"Em horários comerciais, preferencialmente durante a semana, porque a maioria das fraudes é realizada nos fins de semana”, disse o delgado.

A polícia informou que ainda tenta identificar os dois homens que aparecem nas imagens gravadas no banco.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 415 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal