Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/03/2010 - Comunidade News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Maior esquema fraudulento da história do eBay tem brasileiros no comando

Nilton Rossoni e o filho, Nilton Joel Rossoni, faturaram mais de $700 mil. Os dois foram condenados a 5 anos e meio de prisão.

Mais de $700 mil. Esta foi a quantia que o brasileiro Nilton Rossoni, 50, faturou no famoso site de vendas eBay. Junto com o filho, o ex-piloto de corridas Nilton Joel Rossoni, 28, ele realizou mais de 260 cadastros no famoso site de vendas.

Segundo reportagem do jornal The Miami Herald, este é um dos maiores esquemas fraudulentos já registrados na história do eBay. Rossoni chegava a utilizar nomes falsos para ficar com o dinheiro.

Uma das vítimas foi Jonathan Harkness, gerente de uma loja de bebidas no estado de Washington. Interessado em comprar uma lanterna marca Surefire, no final de 2006, ele contatou ‘Jorge Carlos’, cujo endereço era de Miami. Depois de trocar e-mails com Jorge via AOL, Harkness enviou um money order de $90. Nunca recebeu o produto e descobriu que o endereço era na verdade de uma caixa postal do correio.

A partir de uma carta enviada ao deputado Adam Smith, no início de 2007, o esquema começou a ser investigado. De 2003 a 2008, Rossoni anunciou vários produtos, recebeu o dinheiro e nunca enviou as mercadorias. O brasileiro só aceitava cheques ao portador ou money orders, evitando assim o sistema anti-fraude do eBay. A audácia foi tanta que Rossoni chegou a criar e-mails no Yahoo, Google e AOL, forjando um feed back positivo por parte dos clientes.

O deputado Smith contatou o inspetor dos correios, Richard Koss, o qual se deparou com centenas de queixas postadas num site de queixas de consumidores. Eram clientes bravos por terem perdido milhares de dólares sem nunca ter visto a mercadoria. Fotos de Jorge Carlos estavam em agências dos correios nos condados de Miami Dade e Broward. As queixas recaíam também sobre ‘Celso Ferreira’, outro codinome usado por Nilton Rossoni. Itens como geradores e detectores de metal levaram dos clientes quantias de $300 a $800.

Investigação revela dimensão da fraude

Outra vítima foi o advogado Thomas Alberti, residente na área de Chicago, Illinois. Dono de uma pequena loja de peças para carros esportivos, ele enviou para ‘Celso Ferreira’ a quantia de $129.
Através do trabalho do promotor Marc Anton, de Fort Lauderdale, Koss teve acesso a volumes de documentos da conta bancária de Rossoni, e-mails e declarações do eBay. A conta bancária estava com os nomes falsos usados pelo brasileiro.

Em outubro último ele foi condenado por faturar a quantia de $717,000, proveniente de mais de 5.500 compradores. O filho, Nilton Joel Rossoni, é acusado de participar do esquema. Formado em administração de empresas pela Universidade de Miami, ele pode estar no Brasil se escondendo da polícia. A sentença final ocorreu no início de fevereiro deste ano. Os dois foram condenados a 5 anos e meio de prisão.

O caso ganhou as páginas dos jornais americanos e brasileiros. Pai e filho estariam nos Estados Unidos desde o final da década de 90 e teriam residência permanente. A prisão de Nilton Rossoni ocorreu em agosto do ano passado no Aeroporto Internacional de Miami.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 1123 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal