Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/03/2007 - IDG Now Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Na selva do e-commerce

Por: Romero Rodrigues


Nem o mais ingênuo dos turistas anda pelos shoppings e ruas de comércio brasileiras com a carteira à vista. Nem mesmo a precária operação dos camelôs de rua funciona sem alguma espécie de segurança para o comprador. A confiança entre as partes é um pressuposto regulado por normas, algumas oficiais outras praticadas pelo mercado. Ainda assim, existe toda uma rede de instituições e mecanismos para punir os vendedores espertalhões.

No comércio eletrônico, a rotina não poderia ser diferente. Vencida a desconfiança inicial, houve uma explosão de vendas pela Internet, facilitadas pelos servidores seguros e pelas empresas verificadoras de cadastros. Só que na mesma proporção em que surgem negócios honestos e estruturados para atender com rapidez e eficiência, existem as lojas suspeitas. Sim, o E-Commerce também tem seu lado “selva” em que o consumidor, se não tomar cuidado, pode acabar virando vítima de algum predador mal intencionado. Ou seja, vai comprar, vai pagar e pode receber um produto com defeito ou até nunca ver o produto adquirido.

Da mesma forma que o consumidor se protege de fraudes no mundo físico, deve também ficar atento para os mecanismos de que dispõe na Internet. O site do Procon (e vários outros endereços, dependendo do Estado) possui várias dicas valiosas sobre como agir, fornece um atendimento por e-mail e publica anualmente a lista de empresas que foram alvo de reclamação.

Na mesma linha, seguem sites como o Reclame Aqui ou o Nunca Mais, que são uma espécie de fórum em que os consumidores podem meter a boca no “trombone digital” para reclamar de empresas ou lojas que não tenham cumprido a sua parte. As empresas, por sua vez, são procuradas pelas equipes do site e também elas mantêm um cadastro para que a resposta seja dada pelos canais oficiais. As avaliações de outros usuários são dicas valiosas não apenas sobre a idoneidade de determinada loja como também sobre a própria qualidade dos produtos.

Outro grande auxílio ao comprador é prestado pelo e-bit, empresa pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de comércio eletrônico no Brasil. Ela premia as melhores empresas on-line em quatro níveis: diamante, ouro, prata e bronze, a partir da própria opinião dos consumidores a respeito da experiência de compra.

O último elo da cadeia são as próprias empresas. Todas as que são idôneas procuram ao longo do tempo comunicar aos consumidores que apóiam as melhores práticas comerciais, por exemplo, filiando-se a programas como o bitConsumidor da e-bit, no qual a empresa passa a ser avaliada e ganha o direito de receber a classificação em forma de medalha. Afinal, quem não deve, não teme!

Essa nossa excursão pela selva do e-commerce serve para mostrar ao consumidor que, se existem predadores, há também as armas para derrotá-los. Com informação e critério, comprar pela Internet é tão seguro como ir à livraria da esquina. Boas compras!


Romero Rodrigues é co-fundador e presidente do site de comparação de produtos e pesquisa de preços, BuscaPé. Desde 2002, é também coordenador do Comitê Shoppings On-Line e conselheiro da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. E-mail: romero@buscape.com.br

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 343 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal