Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/03/2010 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF vai investigar vazamento de prova da OAB

Por: Vannildo Mendes


BRASÍLIA - Após uma sequência de denúncias de fraudes, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com queixa crime na Polícia Federal (PF) contra a violação de seu exame nacional. Além disso, adotou um conjunto de medidas para preservar a lisura dos testes para registro de novos profissionais. A denúncia foi motivada pelo último caso de fraude, ocorrido no exame de ordem realizado em 28 de fevereiro, na cidade de Osasco (SP). A comissão encarregada pela aplicação da segunda fase da prova detectou vazamento de questões e várias irregularidades.

A queixa foi formalizada pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. O diretor-geral interino da PF, delegado Luiz Pontel de Souza, informou que abrirá o inquérito e pedirá à Superintendência do órgão em São Paulo a designação do delegado encarregado. Ophir determinou também a suspensão da correção e divulgação dos resultados do exame, e pediu que o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da UnB (Cespe), responsável pela aplicação das provas, abra imediatamente uma sindicância para apuração de responsabilidades internas.

Em dezembro passado, a OAB de São Paulo já havia suspenso o exame marcado para a capital e 27 cidades do interior, ante a suspeita de fraude. Um cursinho preparatório para o exame teria aplicado questões idênticas à que constava da prova. Denúncias desse tipo vinham se acumulando nos vários Estados e, por isso, a OAB promoveu mudanças e unificou a aplicação do exame em todo o País, entregue à coordenação do Cespe.

Mas, segundo constatou a direção da OAB, mal o novo modelo começou a funcionar, surgiu a primeira denúncia de violação da prova. O exame de ordem é um dos testes de seleção mais difíceis do País e, em média, apenas 70% dos candidatos são aprovados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 189 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal