Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/02/2010 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Primeiro ‘mini-Madoff' declara-se culpado

Por: Tiago Figueiredo Silva


Chama-se Arthur Nadel, era um gestor de fundos da Florida e tornou-se no primeiro "mini-Madoff" depois dos seus seis ‘hedge funds' terem colapsado em 2009.

Ao que tudo indica deverá declara-se hoje culpado por 15 fraudes.

Com 77 anos, o gestor e filantropo da Florida vai hoje a tribunal onde declarar-se-á culpado por ter causado um prejuízo de 350 milhões de dólares aos seus clientes. O ‘modus operandi' de Nadel era simples: enganava os seus investidores inflacionando o valor dos investimentos nos 6 fundos que geria. O colapso dos fundos aconteceu aquando da descoberta da maior fraude financeira da história, orquestrada por Bernard Madoff, altura em que os resgates dos fundos dispararam originando o seu colapso nas semanas seguintes.

A história de Nadel é rica em peripécias. Corria o mês de Janeiro de 2009 e o gestor encontrava-se desaparecido tendo deixado apenas uma carta à sua família onde afirmava que se iria suicidar porque teria perdido milhões de dólares dos seus clientes, acreditando que estes o iriam matar.

No entanto, Arthur Nadel acabaria por se entregar às autoridades no final desse mês, tendo sido acusado de orquestrar um esquema ‘ponzi'. Nadel está sob custódia federal e o julgamento onde será conhecida a sua sentença está marcado para o próximo mês de Abril.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 182 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal