Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/02/2010 - Band Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Três em cada quatro empresas sofreram ciberataques em 2009


Uma pesquisa da Symantec divulgada nesta segunda-feira (22) afirma que 75% das empresas sofreram ciberataques nos últimos 12 meses. De acordo com o estudo "2010 State of Enterprise Security", isso representa uma média de perdas de US$ 2 milhões anuais (equivalente a mais de R$ 3,5 milhões).

A pesquisa, realizada em janeiro deste ano, foi baseada em 2.100 empresas de 27 países. Foram consultadas 73 companhias somente no Brasil, além de mais 77 ao todo no México, Argentina e Colômbia (representando a América Latina). Nos Estados Unidos foram 300 entrevistadas, contra 125 na Austrália e cem no Canadá, Reino Unido, Japão, China, Índia, Malásia, Cingapura e países nórdicos.

Os ataques e perdas levaram 42% das organizações a colocar a segurança como prioridade em 2009. Acharam que o assunto é importante de alguma forma 84% dos entrevistados. Com isso, 36% das companhias acreditam que os ciberataques foram efetivos e 29% dos executivos afirmam que as ameaças cresceram nos últimos 12 meses.

Prejuízo

De acordo com o estudo, todas as empresas tiveram perdas em 2009. As mais significativas foram todas relacionadas a roubos: de propriedade intelectual, de informação de cartões de crédito e de identificações pessoais do consumidor.

Estes problemas se traduziram em prejuízo financeiro 92% das vezes, com perda de produtividade, lucro e confiabilidade do consumidor.

Isso se deve a uma série de falhas na estrutura das empresas. Falta de funcionários, iniciativas que dificultam a segurança e políticas que subestimam os perigos são citadas no estudo da Symantec.

"Proteger informações hoje é mais desafiador do que nunca", disse Francis deSouza, vice-presidente sênior da Symantec, em comunicado. "Ao colocarem em prática um projeto de segurança que proteja a infraestrutura e informação, reforça as políticas de TI e gerencia sistemas mais eficientemente, companhias podem aumentar seu limite competitivo", assegura.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 284 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal