Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/01/2006 - Agência Brasil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Nações Unidas propõem à CGU criação de órgão conjunto contra corrupção na América do Sul

Por: Benedito Mendonça


Brasília - O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Waldir Pires, disse hoje (27) em entrevista à TV Nacional que o Brasil recebeu proposta para firmar um convênio inédito de trabalho. A Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu a constituição de um órgão conjunto, de excelência, para toda a América do Sul destinado a combater as várias modalidades de crime como a corrupção e a lavagem de dinheiro. Com isso, a CGU poderá acompanhar as ações contra a corrupção em toda a América do Sul.

"É a primeira experiência que as Nações Unidas vão fazer e se daria com o Brasil na Controladoria-Geral da União", afirmou Pires. Ele explicou que as articulações para o convênio estão sendo feitas com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc). Segundo Pires, a idéia é que a CGU "desenvolvesse a possibilidade de que as Nações Unidas constituíssem um órgão de excelência para toda a América do Sul".

De acordo com o ministro, a escolha do Brasil para sediar esse organismo junto com a ONU se deve ao trabalho desenvolvido pela CGU no combate à corrupção. Pires lembrou que a CGU tem uma assessoria internacional, uma vez que a corrupção transformou-se em um problema mundial.

O ministro revelou que, de acordo com estudos do Banco Mundial, a corrupção é responsável, por exemplo, pelo desvio de aproximadamente US$ 1 trilhão do volume da lavagem de dinheiro. "A lavagem de dinheiro tem na corrupção a sua fonte mais importante, mas do que drogas, mais do que tráfico de armas, mais do que seres humanos".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 552 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal