Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/02/2010 - Agência Financeira Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Chips e PIN dos cartões de crédito são vulneráveis

Investigadores conseguiram atacar com sucesso leitor com seis cartões válidos de diferentes bancos.

Há falhas consideradas graves na tecnologia utilizada nos leitores de cartões com chip e PIN que pode colocar em risco os dados dos utilizadores, conclui um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

A falha em causa - baseada no standard EMV (Europay, MasterCard, Visa) - atraiçoa os leitores dos cartões através da introdução de um código que não o do cartão, escreve o portal ZDNet.

Através desta falha é possível criar um dispositivo capaz de modificar e interceptar as comunicações entre o cartão e o leitor, fazendo com que o terminal considere o cartão verdadeiro.

Os investigadores do Reino Unido garantem que conseguiram atacar com sucesso um leitor com seis cartões válidos de diferentes bancos.

É que o principal problema da falha está no protocolo EMV que permite ao cartão e ao terminal gerar «dados ambíguos» no que respeita ao processo de verificação, dados esses que são aceites pelo banco como válidos.

Ou seja, o leitor assume que a verificação do PIN ocorreu e ao mesmo tempo o cartão recebe uma mensagem de verificação que não indica que o código foi utilizado.

Quer isto dizer que quem souber aproveitar esta falha pode realizar transacções com cartão de crédito sem utilizar o PIN correcto.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 806 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: Adão de Assunção Duarte - 01/03/2010 10:43

Prezados Senhores:

Como sempre, as notícias desse Clipping são muito úteis e instrutivas, despertando bastante o nosso ineresse.
Neste tópico sobre a vulnerabilidade dos Chips e PIN dos Cartões de Crédito e os efeitos dessa vulnerabilidade, o texto é muito oportuno e mostra como ficamos sem segurança facilmente nesta nossa Civilização científica e tecnológica. Entretanto, para nós leigos na área, ficamos sem entender um pouco porque o articulista ou o autor do texto toca nos dois assuntos básicos, o CHIP e o PIN como se todo mundo conhecesse bem a um e a outro... Ora, nesses casos, a pessoa que escreve um texto útil desses deve trazer a explicação das palavras não comuns ou difíceis... Precisaria explicar para o leitor o que significa o PIN no Cartão de Crédito e até o CHIPS que de tão falado sem explicação, também precisaria de elucidação, até porque há chips de vários tipos e para várias máquinas e vários aparelhos... Que é o PIN nessa tecnologia? Assim sendo, o texto é muito bom na sua intenção e muito instrutivo, mas poderia ser muito mais se estivesse explicado o significado acessível do vocábulo ou sigla PIN... Mande(m) notícias a respeito.
Salvador, Bahia, 01.03.2010.
Adão de Assunção Duarte, Advogado etc.



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal