Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/02/2010 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Vírus 'ZeuS' atinge computadores em 2.500 empresas em todo o mundo


RIO - Hackers da Europa e da China infectaram mais de 74 mil PCs em quase 2.500 empresas nos últimos 18 meses com o vírus "ZeuS". O ataque coordenado, que deu aos criminosos acesso a informações confidenciais corporativas e pessoais atingiu quase 200 países, segundo relatório da NetWitness revelado pelo wall street journal . Os mais afetados foram Egito, México, Arábia Saudita, Turquia e EUA.

A NetWitness encontrou 75 gigabytes de dados roubados, entre eles 68 mil nomes de usuários para sistemas de emails, bancos online, Facebook, Yahoo, Hotmail, informações de cartão de crédito, entre outros. Grandes corporações, como a Merck e a Paramount Pictures, estão entre as vítimas.

Os sistemas foram infectados pelo vírus ZeuS, enviado em emails para redes corporativas a partir da Alemanha. Internautas que abriam esses emails eram encorajados a visitar sites contaminados ou baixar arquivos que comprometiam a segurança do computador. (Leia também: links em email? melhor não clicar )

O Zeus consegue "ler" o que a pessoa digita, roubando informações de acesso a sites que exigem senha, números de cartão de crédito, etc. Além disso, ele permite que o hacker roube qualquer arquivo do computador infectado e instale programas para controlá-lo remotamente.

As máquinas infectadas muitas vezes são usadas para criar as infames "botnets", redes de computadores zumbis que são usadas para diversas atividades criminosas, como enviar grandes quantidades de spam.

O maior ataque que se tem notícia foi o do conficker , que a partir de 2008 chegou a infectar mais de 15 milhões de computadores em todo o mundo. Acredita-se que ainda existam cerca de sete milhões de máquinas contaminadas pelo vírus.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 196 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal