Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/02/2010 - Diário de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Grécia tem 15 dias para explicar falsificação

Ministros da UE reuniram-se para tentar solução. Wall Street ajudou ao esquema. Povo alemão defende expulsão do euro.

A Comissão Europeia exigiu ontem à Grécia que explique até ao final deste mês como utilizou certas operações financeiras "complexas" para fazer com que os limites da dívida pública parecesssem mais baixos. O porta-voz da Comissão, Amadeu Altafaj Tardio, disse que Bruxelas quer saber como os swaps afectaram desde 2001 as contas públicas da Grécia, que está debaixo de fogo por falsificar as estatísticas sobre o défice orçamental em 2009, desencadeando uma crise que pode abalar os alicerces da moeda única.

Ontem foi, entretanto, revelado pelo New York Times, que Wall Street terá ajudado a Grécia, durante vários anos, a esconder os problemas financeirosna origem do último abalo dos mercados financeiros europeus. O Goldman Sachs terá sido um dos bancos envolvidos, que no início de Novembro enviou uma equipa até Atenas, apresentando um instrumento financeiro que transportaria para o futuro a dívida do sistema de saúde grego. Ou seja, um esquema semelhante ao que desencadeou a chamada crise do "subprime".

Ontem, os ministros das Finanças da Zona Euro reuniram-se para tentar encontrar soluções para a Grécia, considerada o 'calcanhar de Aquiles' da união monetária, devido ao seu défice galopante. Já na semana passada, os líderes europeus tinham feito uma declaração de apoio para um país que está a ser flagelado pelos mercados financeiros. Mas há também vozes que se levantam contra essa ajuda. Segundo uma sondagfem da Bild am Sonntag", 53% dos alemães está contra um plano europeu de ajuda à Grécia e defende a sua expulsão do euro.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 188 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal