Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/02/2010 - Bom Dia Sorocaba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pandora indiciará acusados por lavagem de dinheiro

Por: Mayco Geretti

Envolvidos responderão ainda por formação de quadrilha e outros crimes.

As autoridades não revelam quais investigados pela Operação Pandora serão, de fato, indiciados por envolvimento com o esquema que cobrava propinas de donos de postos de combustíveis em troca de privilégios e agilização de processos burocráticos para instalação de novos postos. A polícia adianta, no entanto, que aqueles que forem indiciados responderão por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção ativa e formação de quadrilha.

“O inquérito aponta a participação de cada um dos envolvidos e qual seu papel no esquema. Nem todos deverão ser indiciados em todas as modalidades criminosas”, explica o delegado Wilson Negrão, do Grupo Antissesquestro de Sorocaba, que coordena a investigação com o promotor Roberto de Campos, do Ministério Público. Só para o crime de lavagem de dinheiro, a pena varia de três a dez anos.

O delegado diz que a relação de indiciados será divulgada somente no dia 23, quando o inquérito será concluído e entregue ao MP.

Ex-secretários estão na berlinda

A maior expectativa em relação à conclusão do inquérito diz respeito aos ex-secretários de Sorocaba Maurício Biazotto, do Governo e Planejamento, e José Dias Batista Ferrari, que ocupava a pasta do Desenvolvimento Econômico. Ambos chegaram a ser presos por suposto envolvimento no esquema de propinas.

A suposta participação dos ex-secretários foi apontada pela ex-presidente regional do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo), Ivanilde Vieira, tida como cabeça do esquema. Com os ex-secretários também foram presos Valéria Cavaller, mulher de Biazotto, e o engenheiro Jefferson Tadeu Aily, funcionário municipal. Se a participação de Ferraria e Biazotto for confirmada, eles poderão responder também por crime de prevaricação (quando se pratica procedimento de maneira diversa da prevista no dispositivo legal a fim de satisfazer interesse pessoal.

O suposto papel de cada um no esquema

Ivanilde Vieira ao deixar a delegacia em um dos depoimentos à polícia José Ferrari, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Maurício Biazotto, ex-secretário de Governo e Planejamento Ivanilde Vieira Serebrenic seria a cabeça do esquema de corrupção e teria comandando a cobrança de propinas dos donos de postos quando estava à frente da presidência da regional do Sincopetro.

Segundo a polícia era Ivanilde quem oferecia vantagens aos donos de postos de combustíveis de Sorocaba e fazia a cobrança.

Entre os serviços oferecidos estava a agilização de processos de concessão de alvará para o funcionamento de novos postos. É aí que, segundo a Polícia Civil e o Ministério Público, entravam os ex-secretários Maurício Biazotto e José Dias Batista Ferrari. As autoridades justificaram as prisões temporárias de ambos alegando que eles aceleravam trâmites dentro da prefeitura. O engenheiro Jefferson Aily também seria determinante na função.

São investigados ainda funcionários do Extra Hipermercado (que teria instalado um posto na cidade em Sorocaba usufruindo da facilitação) e da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 375 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal