Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/02/2010 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Projeto piloto de identidade civil digital deve começar em abril no Rio


O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil da Presidência da República, Renato da Silveira Martini, informou que o projeto piloto da carteira de identidade digital deverá ser implantado no Rio de Janeiro a partir de abril deste ano.

Martini disse que serão aproveitadas as condições técnicas que o estado já tem, por ter feito um recadastramento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e manter uma base de pessoas recadastradas. "O Rio de Janeiro tem todas as condições de assumir esse desafio de fazer o primeiro piloto de construção da nova identidade civil eletrônica, que é o chamado RIC Registro de Identidade Civil ".

O objetivo é acabar com as fraudes. O presidente do ITI lembrou que a Polícia Federal desbaratou na semana passada uma quadrilha que fraudava o seguro desemprego com base em identidades falsas. "Hoje, um brasileiro pode ter 27 identificações, cada uma com um número. Se você quiser, pode ter 50 identidades e usar para cometer qualquer tipo de crime. É esse caos que o RIC vai tentar resolver".

Para a elaboração do programa piloto, a Casa Civil do governo fluminense, o Detran e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj) estão trabalhando em parceria com a Casa da Moeda do Brasil. "A idéia é fazer a emissão de 1 milhão de RICs este ano, como um piloto. Para nós, governo federal, é importante porque é um demonstrativo para as outras unidades da Federação, já que todos os outros estados vão ter que fazer o seu RIC".

O modelo do Rio de Janeiro poderá servir de parâmetro para os demais estados. "A idéia é essa. Que sirva como um incentivo, como um aprendizado". Países da Europa, como Bélgica e Portugal, têm identidade digital.

A Polícia Federal, por meio do Instituto Nacional de Identificação (INI), se encarregará de checar os dados, informou Martini. Não existindo coincidência, o instituto envia ao governo estadual o número do RIC. "Então, o cidadão José da Silva vai no Detran, entra com os seus dez dedos ( identificação biométrica), envia isso para a base de dados em Brasília, bate que não existe outro igual. A Polícia Federal envia para o governo do estado esse número do RIC, que passa a ser a identificação inequívoca e unívoca desse cidadão", disse Martini.

O projeto global tem prazo de implantação no país de dez anos. Cada estado terá autonomia para fazer o seu projeto. A União dará apoio técnico e financeiro às unidades da Federação que tenham dificuldade de assumir e comprar esses sistemas. A perspectiva é de que, a partir de 2011, essa rede já possa ser construída.

O RIC eletrônico pode ainda servir de base para o cadastramento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando a acabar com as fraudes na Previdência Social. A idéia é de que todos os cadastros que o Brasil tem possam utilizar o número do RIC como elemento de individualização do cidadão. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério do Esporte já mostraram interesse em participar do projeto.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 167 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal