Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/02/2010 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Documentos falsos vendidos por R$ 30,00

Por: Emerson Rodriguez


Além dos ´kits´ com identidades, carteiras de habilitação e CPFs falsos, o acusado vendia até atestado médico

Após quase quatro meses de investigações, os inspetores do 32º DP (Bom Jardim) conseguiram prender um homem apontado como o responsável pela venda de dezenas de documentos falsos em Fortaleza. Ele seria integrante de uma quadrilha de estelionatários que age em toda a Capital. Segundo o delegado Jacob Stevenson Mendes, que comandou a apuração do caso, o acusado foi identificado como Felício da Silva Filho, 31.

Segundo a Polícia, o ´Cérebro´, falsificava desde carteira de identidades, passando por atestados médicos, até certificados de conclusão de curso. Outros integrantes da quadrilha estão sendo procurados.

Conforme as investigações, cada documento falso era vendido a R$ 30,00. Dentre o material apreendido pela Polícia, existia uma apostila que ensinava passo a passo aos compradores como falsificar os documentos, desde a obtenção dos dados, até a manipulação dos arquivos nos computadores, utilizando programas específicos.

Carteira falsa

De acordo com o delegado, tudo começou com a prisão de um homem com uma carteira de habilitação falsa, durante uma blitz realizada no Bom Jardim "Após essa prisão, por meio de interrogatórios, nós conseguimos descobrir onde essa pessoa havia comprado o documento falso. Depois de algumas diligências, chegamos à residência do Felício, na Rua Martins de Carvalho, no Parque Santa Cecília", revelou o delegado titular da distrital.

No endereço do acusado foram apreendidos dois computadores, uma impressora e dezenas de documentos falsos, como Carteiras de Identidades (RGs), Carteiras de Habilitação (CNHs), CPFs, cartões de créditos, atestados médicos, extratos bancários e até certificados de conclusão do ensino médio. "Encontramos documentos, com a mesma foto e três nomes diferentes. A única identificação que temos dessas pessoas é visual. Ainda estamos trabalhando para conseguir localizar todo o grupo, porque ele (Felício) trabalha para muitas pessoas. É uma quadrilha de estelionatários", ressaltou Mendes.

As investigações da Polícia apontam para um grande número de documentos falsos circulando na Grande Fortaleza. "Ainda estamos tentando quantificar, mas acreditamos que seja um número alto, pois ele já atuava há muito tempo produzindo esses documentos. Essas pessoas davam estouros em pequenos estabelecimentos", afirmou o delegado.

Os principais clientes, segundo Mendes, eram viciados em drogas, que utilizavam os documentos falsos para comprar produtos em lojas vítimas do golpe e trocar por cocaína e crack. O material confiscado pela Polícia foi encaminhado para ser analisado por peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense.

Mendes explicou que, se ficar comprovado que os documentos são falsos, e em caso de condenação do acusado, ele pode receber uma pena de até seis anos por cada documento apreendido. "Cada um representa um crime, por isso, as penas podem ser somadas".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 230 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal