Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/03/2007 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mercado debate experiências no combate às fraudes em seguro


O mercado terá uma nova oportunidade de debater as experiências internacionais no combate à fraude em seguros. É que o Grupo Negrini e a Associação Internacional das Unidades Especiais de Investigação (IASIU-BR) promovem, no dia 29 de março o Seminário Internacional de Programas de Combate à Fraude contra o Seguro, no Rio de Janeiro.
Durante o encontro, que conta com participações de especialistas do Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Espanha e Argentina, serão debatidas as estratégias de combate á fraude nesses países. ?A fraude é um fenômeno universal. Necessitamos saber como as seguradoras estrangeiras se posicionam perante às fraudes e como as combatem, se o fazem isoladamente ou em conjunto e que resultados obtêm dessa luta?, disse presidente do Grupo Negrini, o advogado Pedro Paulo Negrini.

Na opinião de Moisés Ferreira, presidente da Associação Internacional das Unidades Especiais de Investigação - IASIU no Brasil, o crescimento das fraudes no Brasil se deve à falta de conscientização sobre Seguro em todas as camadas da população, legislação mais específica, pouca qualificação dos profissionais envolvidos no assunto, necessidade do aumento dos controles internos das seguradoras na aceitação dos seguros e na liquidação de sinistros. ?Falta de ação específica para combater este crime, maior união entre o setor público e privado com leis adequadas, investimento e endurecimento da repressão?, afirmou.

Moisés acredita que o seminário pode ajudar a disseminar o expertise nos países dos palestrantes, bem como a integração com os profissionais brasileiros em torno deste assunto. ?É fundamental que haja intercâmbio entre as seguradoras e que se fortaleça a unidade entre elas, não apenas nas áreas de sinistros, como também em Controle Internos, Auditoria, Compliance, Produtos, bem como entre o setor publico e a iniciativa privada?, alertou.

Na visão do especialista, dentre os instrumentos que devem ser usados para o combate à fraude no Brasil, estão: a conscientização da sociedade e do poder público quanto ao Princípio da Mututalidade e de que a fraude é crime; o apoio do poder público aos projetos de Prevenção e combate às fraudes; a elaboração de uma legislação mais abrangente para o tema; aumento da repressão a esse tipo de delito e treinamento constante dos profissionais envolvidos na prevenção e combate á fraude. ?Em todas as frentes da prevenção, detecção e combate à fraude estamos caminhando e um exemplo disto é o Plano Integrado desenvolvido pela Fenaseg junto com as seguradoras, a IASIU Brasil e o trabalho realizado em cada companhia internamente. Porém, ainda temos muito a aprender com os outros países na unificação dos esforços, tecnologias avançadas, metodologias e técnicas investigativas?, avaliou.

A IASIU foi fundada em 1984, por um grupo de funcionários das Unidades Especiais de Investigações das Seguradoras Americanas, e conta atualmente com mais de quatro mil associados e 630 seguradoras em todo o mundo. Sediada em Baltimore, Maryland, EUA, atua no Brasil desde 2003.

Entre as lideranças do setor convidadas para o evento estão: Luiz Tavares Pereira Filho, presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro; Ricardo Xavier, diretor do Convênio Dpvat, e Sérgio Duque Estrada, diretor da Fenaseg. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 4501-0080/0347.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 441 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal