Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/02/2010 - Jornal Floripa Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Clonagem de cartões preocupa consumidores

O chip do cartão é de fato seguro, mas o problema está na tarja magnética, que têm informações que podem ser copiadas e usadas no comércio por fraudadores.

Um golpe contra os consumidores é a clonagem de cartões de crédito. Mesmo os que têm chip.

A engenhoca tem um nome esquisito: chupa-cabras. Ela copia os dados da tarja magnética dos cartões de crédito e pode ser encontrada até em anúncios na internet.

Para evitar fraudes, muitos bancos brasileiros implantaram o chip nos cartões. Para muita gente isso significava segurança. “Mas seguro, por causa de roubo, clonagem, esse tipo de coisa”.

O chip é de fato seguro. Mas isto não significa que o cartão esteja livre de golpes. O problema está na tarja magnética, que têm informações que podem ser copiadas e usadas no comércio por fraudadores.

Sonia achava que com o chip estaria segura. Mas o cartão dela foi clonado pela tarja e usado no Acre. “Nunca estive no Acre na minha vida”.

A Associação dos Cartões diz que os Estados Unidos e alguns países da América do Sul não adotaram o chip e por isso a tarja é mantida. “Se você tivesse um cartão só com chip, você nunca poderia viajar para a Argentina e Estados Unidos e fazer uma compra. Aos poucos, o mercado não vai ter mais cartões somente com tarja. Dessa forma, qualquer terminal vai pedir chip”, declarou Henrique Takaki, da Associação dos Cartões de Crédito.

As recomendações são: nunca perca o cartão de vista nem entregue a desconhecidos. Não aceite ajuda de estranhos. Nas compras pela internet, use sempre o antivírus no computador. E verifique o nível de segurança que o seu banco oferece.

“Outra coisa importante é saber em quanto tempo aquela fraude, aquele prejuízo, que teve na sua conta corrente ou na fatura do cartão de crédito vai ser estornada. E isso faz parte do leque de serviços que o banco oferece a você”, orientou o consultor Eduardo Dagon.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 218 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal