Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/02/2010 - JC Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cartilha ensina internauta a driblar ameaças na web 2.0

Por: Jacques Waller


Redes sociais, microblogs e encurtadores de endereços na web, apesar de serviços essenciais na rede, são um perigo para a segurança da informação. É o que acredita o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (Cais/RNP). A organização acaba de lançar a cartilha Segurança em redes sociais: recomendações gerais, que ensina aos internautas como se proteger de várias ameaças da web 2.0, dando dicas sobre administração de senhas e utilização mais cautelosa de alguns serviços e de computadores de terceiros.

As redes sociais Orkut, Facebook e Twitter receberam atenção especial. A cartilha recomenda que os usuários pratiquem a preservação de sua privacidade, fornecendo alguns dados falsos, como data de nascimento, para proteger e recuperar senhas. O manual mostra também como configurar as contas para evitar que estranhos obtenham dados do seu perfil, além de dizer como manter a conta mais distante de spammers, regulando ainda a exibição de conteúdo impróprio.

Apesar de passar macetes úteis, especialmente para novos usuários, ela torna o uso de redes sociais um pouco restrito. Por exemplo, o manual sugere que os usuários devem restringir ao máximo a quantidade de pessoas que podem solicitar amizades, ou adicionar seu perfil em sites que, como bem diz o nome, são sociais ou de relacionamento. Em vez de radicalizar, é mais fácil marcar as opções que requerem uma confirmação do usuário para a adição de novos contatos, ou ainda tornar o perfil invisível, exceto para contatos já estabelecidos.

Na seção sobre o Facebook, a cartilha traz uma informação importante. Na aba de Notificações do site, é bom desmarcar todas as opções. Sabendo que o Facebook nunca enviará notificações ao e-mail do usuário, fica mais fácil identificar mensagens com conteúdo malicioso, disfarçadas de avisos da rede social. A cartilha pode ser acessada no site da entidade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 171 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal