Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/03/2007 - pe360graus / G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Receita faz operação contra fraude de R$ 5,5 bilhões


A Delegacia da Receita Federal de Fiscalização em São Paulo divulgou um novo tipo de golpe que está sendo praticado pelos contribuintes para burlar os descontos do Imposto de Renda. Segundo a delegacia, cerca de 2.800 contribuintes estão sendo investigados e os rendimentos declarados incorretamente podem atingir a cifra de R$ 5,5 bilhões.

O problema, verificados nas declarações referentes aos anos de 2003 e 2004, foi detectado nas declarações de ajuste anual de pessoas físicas. Na parte que se refere aos valores declarados como “lucros e dividendos recebidos”, contribuintes informavam somas vultosas recebidas como lucro repartido pela empresa em que trabalhariam ou seriam sócios.

Quando a receita cruzou essas declarações com a das empresas às quais os contribuintes se referiam, constatou um grande choque entre valores. A receita bruta das pessoas jurídicas (empresas) não batia com os valores informados pelas pessoas físicas e, muitas vezes, “sequer existiam lucros acumulados”.

Para combater esse tipo de fraude, a delegacia deflagrou nesta sexta-feira (16) a “Operação Miragem”, em referência ao efeito ótico em que se vê algo que realmente não existe.

Ainda de acordo com a delegacia, alguns contribuintes já identificados estão sendo intimados a prestar depoimentos à Receita e, caso não consigam justificar a irregularidade, terão o imposto devido sobre o valor questionado cobrado e pagarão multa, que pode chegar a 225% da soma declarada incorretamente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 375 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal