Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/01/2010 - Decision Report Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Copa do Mundo vira oportunidade para os cibercriminosos


A Symantec ressalta que a atividade maliciosa na Internet irá aumentar consideravelmente com a chegada da Copa do Mundo. A África do Sul está no meio de um “enorme furacão”, por ser a sede mundial do evento esportivo mais importante do Planeta e, por conta disso, estar duplicando a disponibilidade de banda larga no país.

“Ao longo dos anos, a Symantec observou um crescimento considerável na atividade maliciosa virtual, principalmente em países que introduzem banda larga mais rápida, barata e acessível”, afirmou Gordon Love, diretor regional da Symantec na África. “As nossas pesquisas demonstraram também que eventos esportivos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo desencadeiam fraudes online, websites falsos, falsificação de identidade e ataques de spam, além da atividade de hackers”.

A África do Sul está ampliando sua infraestrutura de banda larga, incluindo conexões a dois novos cabos de fibra óptica submarinos para preparação da Copa do Mundo de 2010.

Em 2008, o Egito chegou ao topo da lista de sites de atividade maliciosa por provedor de banda larga na região de Europa, Oriente Médio e África (EMEA). Isto depois da conectividade via Internet ter se tornado uma prioridade para o governo do país e o número de provedores de banda larga ter aumentado consideravelmente. O Egito nem sequer fazia parte da lista de países com atividade maliciosa em 2007.

A Rússia foi outra região que registrou o maior número de servidores de comando e controle de redes “bot” com envio de mensagens spam na EMEA em 2008. Com 20 por cento do total, conquistou a terceira posição no ranking mundial. De acordo com o Relatório Symantec sobre Ameaças à Segurança na Internet (ISTR – Internet Security Threat Report), um dos fatores que influenciaram a aceleração da atividade de spam foi o aumento da conectividade por banda larga.

A África do Sul já começou a experimentar um aumento na quantidade de spams e de outras atividades cibercriminosas, incluindo danos a websites do governo. Recentemente, a Scotland Yard da Grã-Bretanha descobriu 100 spams criminosos relacionadas à Copa do Mundo.

A equipe do Symantec Global Security Response, atualmente, está instalando sensores de rede adicionais na África do Sul para otimizar o monitoramento das atividades ameaçadoras na Internet.

Conforme o acesso à Internet se torna mais popular e econômico, é possível que os usuários novatos não tenham o conhecimento de que Internet é também um ferramenta para ação de criminosos. Os novos computadores conectados que não dispõem de proteção estarão comprometidos e serão utilizados para iniciar ataques a outros computadores ao redor do mundo.

“Individualmente, os cibercriminosos têm formas de furtar informação pessoal como senhas, dados de cartões de crédito e bancários. E todas estas informações podem ser utilizadas para roubar contas bancárias e para fazer compras fraudulentas na internet. Os usuários devem ter conhecimento e dispor das ferramentas para evitar os ataques cibernéticos de maneira efetiva. É preciso educar as pessoas quanto aos potenciais riscos online e sobre como proteger adequadamente os novos computadores antes de conectá-los à Internet”, afirmou Love.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 168 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal