Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/01/2010 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Organização de concurso de fotografia conclui que vencedor forjou imagem

Organização do prêmio concluiu que ele adestrou lobo selvagem. José Luis Rodríguez perdeu prêmio de 10 mil libras.

O vencedor do prêmio de fotografia Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year, o espanhol José Luis Rodríguez, perdeu o prêmio de 10 mil libras (cerca de R$ 28 mil), após os juízes do concurso concluírem que ele treinou o lobo siberiano que aparece em sua foto para pular um portão. A informação é do jornal britânico “The Guardian”.

Os juízes do prêmio, que teve mais de 43 mil concorrentes de mais de 94 países, afirmaram estar convencidos que Rodriguez “alugou” o lobo, chamado de Ossian, de um zoológico perto de Madri.

O fotógrafo sustentava que havia esperado meses para tirar a foto perfeita, entre convencer um fazendeiro a deixar que um lobo selvagem entrasse em suas terras, atrair o lobo com um pedaço de carne e ganhar sua confiança para instalar o equipamento.

As regras da competição proíbem o uso de modelos animais e nesta quarta-feira (20) os organizadores retiraram a foto de Rodriguez da mostra em um museu de Londres. Um especialista em lobos, citado pela revista especializada em vida selvagem Suomen Luonto, disse que o animal parece ter sido treinado para saltar sobre o portão, já que uma espécie selvagem muito provavelmente tentaria passar espremida por entre as barras.

O fotógrafo não foi contatado, mas os organizadores afirmam que ele continua negando a fraude. “Eu não entendo essa mentalidade. As pessoas se sentiram muito desapontadas com o fotógrafo”, disse Mark Carwardine, presidente do comitê de julgamento.

O prêmio Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year, distribuído anualmente, é considerado um dos mais importantes prêmios mundiais de fotografia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 297 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal