Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/10/2006 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Spam financeiro utilizado para fazer subir o valor de acções no mercado


A PandaLabs identificou uma nova forma de spam, utilizada para promover as acções de algumas empresas no mercado. O objectivo é aumentar a cotação de determinadas acções adquiridas por particulares.

Num dos casos de spam financeiro analisado pela empresa de segurança, o valor das acções de determinada empresa, mencionada na mensagem electrónica, subiu consideravelmente durante alguns dias, tendo mesmo aumentado 12 por cento do espaço de 24 horas.

Uma das formas de verificar a veracidade da mensagem consiste na ligação do assunto do email ao conteúdo realmente recebido, já que, no caso do spam financeiro, estes dois pontos dificilmente têm que ver um com o outro. O objectivo deste sistema é contornar os filtros anti-spam do computador.

Paulo Silva, director técnico da Panda Software, afirma que esta nova técnica parece ser eficaz e que, possivelmente, existirão duas fontes para a sua difusão: "ou a empresa está a tentar por si aumentar o valor das suas acções, ou, o mais provável, os particulares que adquiriram acções a baixo preço procuram um lucro rápido com a sua venda".

Em comunicado de imprensa o responsável refere que estas mensagens demonstram como o mercado financeiro pode ser manipulado através da Internet, dizendo que "não será de estranhar que no futuro sejam utilizados ataques desta natureza, não só para lucros directos mas como uma arma contra empresas".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 422 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal