Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/01/2010 - ComputerWorld Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Hackers são principal causa de vazamento de dados corporativos

Por: Rodrigo Afonso

Estudo realizado nos EUA mostra que ataques maliciosos ultrapassaram erros humanos como causadores de problemas de segurança da informação.

As atividades criminosas de hackers ultrapassaram os erros humanos como principal causa do vazamento de dados nos Estados Unidos. A informação é parte do estudo Breach Report, da organização norte-americana sem fins lucrativos Identity Theft Resource Center (ITRC), dedicada a estudar tendências de segurança.

De acordo com a pesquisa, 19,5% das ocorrências registradas pela organização foram por ação direta de hackers, contra 16,9% de erros humanos. O fato inverte tendência dos últimos dois anos, quando os problemas causados pelos profissionais, como perda de laptops e de pastas contendo informações em papel, lideravam as causas.

O ITRC ressalta, no entanto, que as estatísticas podem sofrer alguma alteração em relação à realidade devido às diferentes regulamentações e leis locais norte-americanas, onde alguns Estados não são obrigados a divulgar esses dados publicamente.

Levando isso em conta, a organização aponta que houve queda no total de dados que sofreram vazamento em relação a 2008. Em 2009, 498 vazamentos foram registrados, contra 657 em 2008 e 446 em 2007.

O levantamento indica ainda que, quanto mais rígida a regulamentação do setor, menor é a ocorrência de vazamento de informações. A indústria financeira e a área de Saúde tiveram as médias mais baixas.

O aumento da ação dos hackers apresenta um ponto de preocupação, de acordo com o ITRC. A simples perda de um laptop não significa que as informações serão usadas para a obtenção de lucro ou para roubo de identidade. Mas a ação direta do hacker geralmente está relacionada a tentativas de fraude financeira.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 206 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal