Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/01/2010 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Apreensão de notas falsas sobe 8%

Notas de 20 euros são as mais apreendidas.

A quantidade de notas falsificadas apreendidas pelas autoridades portuguesas no segundo semestre de 2009 aumentou oito por cento relativamente ao primeiro semestre, avançou esta segunda-feira o Banco Central Europeu (BCE) num comunicado.

Cerca de 447 mil notas falsificadas foram retiradas de circulação, sendo que a maior parte das notas confiscadas são as de 20 euros, que representam 47 por cento do total, revelou o BCE.

As notas de 20, 50 e 100 euros constituem 97 por cento das falsificações apreendidas pela polícia nos 16 países da Zona Euro.

Por outro lado, o aumento das apreensões de material contrafeito no segundo semestre foi mais lento do que nos primeiros seis meses, onde houve uma subida de 17 por cento no número de notas apreendidas.

'A proporção de notas falsas mantém-se muito baixa', refere o BCE, em comparação com as 12,8 mil milhões de notas autênticas.

MOEDAS APREENDIDAS

Em 2009 foram apreendidas 172.100 moedas de euros falsificadas, sobretudo moedas de 2 euros, na União Europeia, avançou a Comissão Europeia.

No ano passado registou-se a apreensão de 18.100 moedas de 50 cêntimos, 26.500 de um euro e 127.500 de dois euros.

A Comissão Europeia refere que o número de apreensões de moedas contrafeitas baixou pelo segundo ano consecutivo, salientando que 11 mil moedas foram confiscadas antes de entrarem em circulação.

Segundo a mesma fonte, a contrafacção é bastante pequena quando a comparamos com as moedas genuínas, visto que existem 15 mil milhões de moedas reais de 50 cêntimos, um e dois euros.

Actualmente, existe uma moeda falsa para 89 mil moedas autênticas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 288 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal