Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/01/2010 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pirataria de produtos valoriza grifes famosas, aponta pesquisa

Por: Michelle Achkar


Uma pesquisa realizada pelo MIT - Massachussetts Institute of Technology - lançou nova perspectiva sobre a questão da pirataria de itens de grifes e marcas de luxo. Segundo o levantamento, mais de 40% dos entrevistados revelou preferir produtos autênticos. A explicação dos participantes pela preferência é a qualidade inferior dos itens falsos e que esses também não substituem os originais.

"As pessoas normalmente acham que as cópias podem substituir os originais, mas na realidade, os consumidores reconhecem a superioridade dos últimos", disse Renée Richardson Gosline, professora assistente de marketing da Sloan School of Management do MIT, que conduziu a pesquisa durante dois anos e meio batizada de Rethinking Brand Contamination: How Consumers Maintain Distinction When Symbolic Boundaries Are Breached (Repensando a contaminação das marcas: Como consumidores reconhecem as diferenças quando barreiras simbólicas são quebradas).

Mesmo assim a pesquisa aponta risco de alienação de consumidores em potencial, e Gosline sugere que as marcas reforcem a comunicação de seus traços de autenticidade para os consumidores no momento da compra.

Outro dado apontado pela pesquisa é que os consumidores não analisam apenas a logomarca das grifes nos produtos, mas julgam todo o look da pessoa e como esse item se encaixa na produção para determinar se o produto parece ser falso ou não.

A pesquisadora cita o grupo formado no Facebook, "Darling I Can Tell by the Rest of Your Outfit Your Louis Vuitton is Fake" (Querida, eu posso dizer pelo resto da sua roupa que sua Louis Vuitton é falsa).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 190 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal