Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS



Promoção BLACK WEEK. Até o dia 02/12 valor promocional para o Treinamento sobre Fraudes Crédito e Comércio ! CLIQUE AQUI.


Acompanhe nosso Twitter

07/01/2010 - PB Agora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Estelionato da fé


A Revista Exame em sua última edição, de novembro de 2009, traz na capa a chamada “Até onde ele vai”, trata da expansão do Grupo Pão de Açúcar, tendo a frente do conselho de administração Abílio Diniz. Em 1959, há aproximadamente 50 anos, Valentim Diniz, com a ajuda de seu filho mais velho, Abílio então com 19 anos, inaugura o Supermercado Pão de Açúcar; primeira das diversas lojas que estariam por vir. No fim do ano passado, após seis meses da aquisição do Ponto Frio, o grupo anunciou a compra das Casas Bahia, com o negócio, passará a contar com 1.807 lojas, em 14 estados e no Distrito Federal, e faturamento de cerca de R$ 40 bi. Segundo a consultoria Economática, com o novo faturamento, o Pão de Açúcar saltará de 13º para a terceira maior empresa privada de capital aberto do país, atrás somente da Vale e Gerdau.

Fundado em 1977, um empreendimento religioso se tornou o terceiro maior grupo pentecostal do Brasil e está presente em mais de 170 países. Com apenas oito anos de fundação, a igreja dispunha de 195 templos em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2009, trinta anos após sua fundação, a instituição possuía no Brasil mais de quatro mil templos e oito milhões de fiéis.

Embora não seja considerada, pelas demais denominações como Igreja Evangélica, diz-se evangélica, e, segundo a Receita Federal, a igreja arrecada aproximadamente R$ 1,4 bilhão por ano de dízimos.

Se comparado ao Grupo Pão de Açúcar o empreendimento religioso parece dar um show de versatilidade e “competência”, além de ter tido um crescimento vertiginoso em quase a metade do tempo do Pão de Açúcar, oferta um único produto, “A Teoria da Prosperidade”, com uma destreza impressionante. Porém deve-se perceber que não há a menor condição de comparar a sagacidade e habilidade de um dos maiores empresários do Brasil, Abílio Diniz, com quem se utiliza de estratégias de mercado nefastas, segundo alguns, um verdadeiro “estelionato da fé”.

A instituição religiosa possui na mídia escrita, dois jornais e uma revista de tiragem mensal. No Brasil, possui, ainda, uma rede nacional de rádios, em FM, e, várias emissoras locais, em AM e FM, e o controle da segunda maior associação brasileira de emissoras de rádios e TVs. A instituição é dona de uma gravadora, uma editora e gráfica, dentre outras empresas dos mais variados segmentos, fundou até mesmo, seu próprio partido político. Também possui redes de rádio e TV pelo mundo.

O Código Penal define estelionato, no artigo 171, com o seguinte texto: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. Pena que tais práticas, na maioria das vezes, lesam cidadãos com pouca instrução, órfãos do Estado.

A fé remove montanhas, a falta de fé constrói palácios!

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 594 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal