Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/10/2009 - IDG Now! Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Diretor do FBI não confia em banco online desde que caiu em golpe

Por: Robert McMillan


Robert Mueller declarou que "esteve a poucos cliques" de ser vítima de e-mail que "imitava muito bem" as mensagens enviadas por seu banco.

O diretor do FBI declarou que não usa mais serviços bancários pela internet desde o dia em que quase foi vítima de uma tentativa de golpe.

Robert Mueller declarou que “esteve há poucos cliques de cair em um clássico phishing da internet”, após receber um e-mail que parecia ter sido enviado por seu banco.

“Parecia legítimo”, disse Mueller em um discurso na quarta-feira (7/10). “Eles imitaram os e-mails que o banco ordinariamente envia aos seus clientes. Eles os copiaram muito bem”.

Em ataques phishing, os criminosos enviam mensagens indesejadas a suas vítimas, esperando convence-las a fornecer informações como nomes de usuários e senhas para sites falsos.

Mesmo tendo percebido o golpe antes de digitar qualquer dado importante, esse episódio pôs fim às suas atividades em internet banking.

“Depois de mudar nossas senhas, tentei explicar o incidente à minha esposa como um momento que serviu para nos ensinar algo”, disse ele. “Ela respondeu: ‘É o nosso dinheiro, então, sem mais internet banking para você'”.

Muller disse que considera o internet banking “muito seguro”, mas que “em minha casa, nós não usamos”.

Em junho, o Anti-Phishing Working Group, organização de combate aos cibercrime, registrou 50 mil tentativas de phishing em sites nos Estados Unidos.

Na semana passada, criminosos publicaram na web dez mil senhas de contas do Hotmail, Gmail e Yahoo. A suspeita é a de que todos esses dados tenham sido capturados via ataques phishing.

Mueller tem obtido sucesso em perseguir criminosos digitais. Na quarta-feira (7/10), ele anunciou a prisão de 33 pessoas nos EUA por conexões com operações internacionais de phishing. Autoridades do Egito capturaram 47 pessoas ligadas ao mesmo golpe.

“Pouquíssima atenção tem sido direcionada a ameaças cibernéticas e suas consequências”, disse Mueller. “Criminosos estão invadindo nossas redes todos os dias procurando por informações valiosas. Infelizmente, eles estão encontrando”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 190 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal