Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/12/2009 - Band Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Brecha de segurança de celulares deixa expostos 3 bi de usuários


Bilhões de usuários de celular podem ter suas ligações privadas interceptadas e gravadas por hackers, que agora estão com o código secreto utilizado para proteger 80% dos aparelhos. A informação foi postada na internet pelo cientista alemão Karsten Nohl nesta quarta-feira (30), que disse que organizou a exposição da brecha para demonstrar a fraqueza da segurança das operadoras.

O código, chamado de A5/1, foi desenvolvido pela Associação GSM há 22 anos e é utilizado por mais de 3 bilhões de pessoas em 212 países. Ele atua na segurança da linha ao forçar telefones e estações de transmissão a mudar de frequências rapidamente. Celulares com a tecnologia 3G não são afetados pelo problema por possuir uma codificação diferente.

Segundo Nohl, um interceptador poderia escutar ligações apenas com um laptop e dois cartões de rede. O cientista afirma ter passado os últimos cinco meses tentando desvendar o algoritmo da tecnologia GSM.

Obviamente, surge o temor de que metade da população mundial possa estar vulnerável a crimes como roubo de identidade e invasão de privacidade. "Perdemos a esperança de que operadoras se movam para melhorar a segurança por elas mesmas, mas acreditamos que isso chame atenção para que aumente a demanda dos consumidores", disse Nohl ao site Daily Mail, esclarecendo que a brecha deveria ser consertada há 15 anos. "As pessoas devem tentar isso em casa e ver o quão vulneráveis suas ligações estão".

A associação não viu tantos riscos da exposição do código. "Estamos preocupados, mas não acreditamos que isso vá resultar na proliferação de escutas amanhã, na próxima semana ou no mês que vem", disse James Moran, diretor de segurança da GSMA. "A realidade é que um ataque real está além das capacidades da grande maioria das pessoas", completou. A entidade disse ainda que já estão trabalhando numa versão melhorada do algoritmo, conhecido como A5/3.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 463 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal