Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/03/2007 - Revista Fator Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bancos brasileiros iniciam uso de biometria em caixas eletrônicos


Sistemas de identificação por voz, íris, digitais e veias das mãos já são uma realidade nos bancos de diversos países. Ciab Febraban 2007 será a vitrine da nova tecnologia no Brasil.

Mecanismos que, com um simples toque de mãos, reconhecem o usuário de um caixa eletrônico. Sistemas capazes de “ler” os traços de um rosto e, por meio deles, identificar um cliente. A biometria, o reconhecimento das pessoas por meio de características pessoais, já é uma realidade. E o Ciab Febraban 2007, o maior evento de Tecnologia da Informação (TI) da América Latina, deverá ser o palco onde se apresentarão novidades nesse segmento.

Os patrocinadores do evento, IBM, Itautec, Perto e Diebold Procomp e expositores como a Fujitsu, prometem investir pesadamente para conquistar esse mercado. Nos Estados Unidos, mais de 3 milhões de consumidores já realizam pequenas compras por meio de um sistema que combina leitura de digitais e senhas – informa a revista The Economist. E, no Japão, mais de 2 milhões de clientes realizam saques em ATMs por meio de sistemas de escaneamento de mãos.

No Brasil, a Fujitsu, expositora do Ciab Febraban, fornecedora do Bradesco, já está produzindo o Palm Vein, um sistema de leitura com sensores capazes de reconhecer o padrão das veias das mãos – que, assim como as digitais e a íris, por exemplo, têm probabilidades infinitesimais de se repetir de um indivíduo para o outro. O Bradesco está apostando suas fichas nessa tecnologia que, espera-se, até meados da próxima década, equipará todos os seus 24 mil terminais de auto-atendimento (ATMs). O sistema já está sendo testado comercialmente em 50 agências, sendo 40 na cidade de São Paulo e outras 10 no Rio de Janeiro – cada agência possui um ATM adaptado. “Mas até junho serão 100 agências, com duas máquinas por agência”, revela o vice-presidente-executivo Laércio Albino Cezar.

Além da Fujitsu, gigantes como Itautec, IBM, Diebold Procomp e Perto, todos patrocinadores do Ciab Febraban, estão atentos a esse mercado. A IBM, por exemplo, possui mecanismos de autenticação reforçada por biometria facial nos canais de auto-atendimento. Segundo a empresa, a biometria facial foi desenvolvida para permitir o reconhecimento de pessoas, independente das variações características da face humana, suportando diferentes poses, gestos, variações de idade, bem como mudanças de cabelo, barba, bigode, óculos (exceto escuros) e pequenas variações luminosas. Após o registro do cliente o sistema recebe sua foto capturada através de uma câmera digital, instalada no ATM ou mesmo no computador que acessa os serviços do banco pela Internet, e autentica seu registro baseado em um cadastro previamente realizado.

Os aplicativos já despertam a atenção dos setores de TI dos bancos: “Deveremos ter, ainda este ano, implementado em larga escala soluções que utilizam biometria nestes canais (ATMs e Internet Banking)”, afirma Paulo Sorelli, executivo da área de Global Technology Services, da IBM.

Já a Perto, fabricante de Terminais de Auto-Atendimento (ATMs), concentra-se em alguns países para os quais exporta, em soluções que incorporam leitura de digitais (um ou mais dedos da mão). Em outros, a ênfase é para sistemas de reconhecimento facial, Palmview ou combinação de ambos. Nori Lermen, diretor comercial da empresa, vê boas perspectivas no mercado externo. “Já estamos exportando produtos de auto-atendimento com dispositivos de biometria que estão sendo efetivamente utilizados”.

O CIAB Febraban - O XVII Ciab Febraban, maior evento do setor da América Latina, é realizado pela própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O evento é o principal fórum de discussão de Tecnologia da Informação voltada para o setor bancário do continente, incluindo temas como a Certificação Digital. A organização do Ciab Febraban 2007 informa que seis patrocinadores já asseguraram participação: CPM, Diebold Procomp, IBM, Itautec, Perto e Telemar. A Serasa será co-patrocinadora do evento.

Além disso, 67 das maiores produtoras de TI do mundo já contrataram seus estandes. Entre elas, encontram-se a Cisco, CA, Fujitsu, Microsoft, NCR, Oracle, Politec, SAP, Stefanini, Tata Consultants e Unisys. A Febraban espera que 16 mil pessoas compareçam ao evento e que cerca de 1,6 mil se inscrevam no seu congresso, muitas delas vindas do exterior.

O Ciab Febraban 2007 será realizado em São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Transamérica Expo Center. O tema principal do evento será Mobilidade: “seu banco sempre com você”, incluindo a disponibilidade de serviços bancários em telefones celulares. Em torno disso serão discutidas questões como o papel da agência do futuro, Inovação, segurança da Informação e Certificação Digital, TI e maior disponibilidade de crédito, prevenção à fraude eletrônica, bancarização, seguradoras, e outros temas de interesse para tecnologia e definição de estratégias em finanças.

Em 2006, o Ciab Febraban atingiu cifra expressiva de congressistas e de visitantes da exposição, incluindo delegações estrangeiras. Foram 1,5 mil participantes do congresso e 15 mil visitantes. O congresso contou com 20 palestrantes internacionais, 26 mediadores e 74 palestrantes brasileiros – totalizando 120 participações em 29 painéis.

XVII Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, dias 13 14 e 15 de junho, no Transamérica Expo Center, Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387, Santo Amaro.Organização: Febraban – Federação Brasileira de Bancos

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 391 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal