Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/12/2009 - Diário Economico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Justiça investiga Vakil por suspeitas de fraude no BPN

Por: Lígia Simões

Novo inquérito, por suspeitas de branqueamento e fraude fiscal, envolve o ex-presidente do Banco Efisa, do grupo BPN.

Abdool Karim Vakil, ex-presidente do grupo SLN e do Banco Efisa, está a ser investigado no âmbito de um novo processo autónomo do BPN. Na mira das autoridades judiciais estão suspeitas de instrumentalização do banco de investimentos pertencente ao BPN para financiamento de "negócios pouco claros" e "sem garantias". O inquérito resulta de uma nova certidão extraída do processo onde Oliveira Costa é arguido. Em causa estão alegados crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais alegadamente praticados pelo antigo líder do Efisa, detido pelo banco nacionalizado.

"Tratam-se de operações de financiamento sem as devidas garantias, realizadas pelo Banco Efisa, que envolvem também empresas do grupo SLN. E como estão em causa créditos incobráveis representam um prejuízo para o banco", revelou ao Diário Económico fonte judicial. O buraco financeiro do BPN está estimado em dois mil milhões de euros, tendo a Caixa já emprestado 3,5 mil milhões de euros ao banco.

Cândida Almeida, directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que investiga o caso BPN, confirma a existência da abertura de um novo processo relativo ao dossier BPN, sem avançar, no entanto, mais pormenores. "Posso apenas dizer que existe mais um inquérito relativo ao Efisa", afirmou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 223 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal