Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/12/2009 - A Tarde Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cerca de 15 mil notas falsas circulam na Bahia

Por: Euzeni Daltro


Com os recursos do 13º salário em circulação, cresce a possibilidade de uma cédula falsificada passar por suas mãos. Das 251 mil cédulas falsificadas apreendidas de janeiro a agosto deste ano no Brasil, 15.244 circulavam na Bahia, conforme dados do Banco Central. As notas de R$ 50 representam 59% das notas falsificadas apreendidas.

Fique atento aos itens de segurança contidos nas notas e que ajudam a identificar quando uma nota de dinheiro é falsa.

“A primeira característica que deve ser observada é a textura do papel. A falsificada é mais áspera que o a do papel comum”, afirma o assessor da Gerência Técnica do Meio Circulante do Banco Central em Salvador, Renato Medrado.

Renato explica que a marca d’água (figuras da República sombreadas) é outra característica que merece a atenção do cidadão, pois a maioria das cédulas falsas que chegam ao Banco Central não possuem esse item.

A presença das letras BC (Banco Central) na mesma faixa onde é possível ler “Reais” é outro indicativo de que a cédula é verdadeira, bem como a faixa holográfica (fita brilhante) existente apenas nas notas de R$ 20. Notas verdadeiras apresentam, ainda, partes em alto-relevo e, quando colocadas na direção da luz, aparece a imagem de uma estrela do mesmo tamanho em ambos os lados da cédula.

Fabricação e circulação - A falsificação da moeda é crime previsto no Artigo 289 do Código Penal e estabelece pena de três a 12 anos de reclusão. “A legislação também prevê reclusão de dois a seis anos para quem tentar colocar uma nota falsa em circulação, mesmo não sendo o falsário (pessoa que fabrica)”, completa Renato Medrado. O assessor orienta as pessoas que estiverem em dúvida quanto à autenticidade da cédula ou, porventura, estiverem de posse de uma falsa a procurarem o Banco Central.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 200 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal